O Fluminense garantiu uma vitória crucial fora de casa ao derrotar o Grêmio por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo no Arena do Grêmio, em Porto Alegre, foi construído com dois gols do atacante Soteldo, que acabou com um longo jejum artilheiro.
Vitória coloca Fluminense na zona da Libertadores
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía alcançou a marca de seis jogos sem perder e deu um salto importante na tabela. O Fluminense agora soma 61 pontos e entra, mesmo que provisoriamente, no G5 do Campeonato Brasileiro, zona de classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.
O time carioca ultrapassou o Botafogo, que tem 59 pontos e joga contra o Cruzeiro apenas na quinta-feira. Já o Grêmio, com a derrota em casa, viu-se frustrado na tentativa de entrar no G8. O time gaúcho permanece com 46 pontos, na 10ª posição, e agora depende de tropeços de rivais para ainda sonhar com uma vaga na pré-Libertadores.
Soteldo quebra jejum e VAR tem papel decisivo
O grande nome da partida foi o venezuelano Soteldo. Muito criticado pela torcida tricolor desde sua chegada, o camisa 7 não marcava um gol pelo clube desde que foi contratado, em meados do ano. Seu último tento havia sido em outubro de 2024, justamente na Arena do Grêmio, quando ainda defendia o clube gaúcho.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, Soteldo abriu o placar. Após jogada de Lucho Acosta e cruzamento de Serna, o atacante apenas empurrou para as redes. O gol foi inicialmente anulado por impedimento, mas o VAR interveio e validou o tento, após análise que mostrou Acosta em posição legal.
O Grêmio também teve um gol anulado pela tecnologia. André Henrique balançou as redes antes do intervalo, mas o lance foi marcado como impedimento pelo bandeirinha e a decisão foi confirmada após revisão do VAR. As anulações deixaram a comissão e os jogadores da casa bastante insatisfeitos ao irem para o vestiário.
No segundo tempo, aos 6 minutos, Soteldo ampliou. Em boa jogada coletiva, Serna cruzou da direita, Everaldo deixou de letra para Lucho Acosta, que rolou para Soteldo finalizar cara a cara com o goleiro Tiago Volpi. O Grêmio descontou dois minutos depois, com André Henrique cabeceando forte após cobrança de escanteio de Willian.
Fechamento da rodada e próximos compromissos
O jogo seguiu equilibrado, com chances para ambos os lados. O goleiro Fábio, do Fluminense, foi decisivo nos acréscimos, fazendo grande defesa em cabeçada de Gustavo Martins. Do outro lado, o jovem Jardiel, do Grêmio, chegou a acertar o travessão em chute forte.
Ambas as equipes retornam a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), pela última e decisiva rodada do Brasileirão. O Fluminense recebe o Bahia, no Maracanã, buscando consolidar sua vaga no G5. O Grêmio visita o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, tentando manter viva a mínima chance de classificação para a pré-Libertadores.