Flamengo anuncia goleiro Andrew, de 24 anos, por quatro temporadas
Flamengo contrata goleiro Andrew, ex-Gil Vicente

O Flamengo anunciou nesta quarta-feira a contratação do goleiro Andrew, de 24 anos, que defendia o Gil Vicente, de Portugal. O atleta assinou um vínculo válido pelas próximas quatro temporadas com o clube rubro-negro.

Por que Andrew "furou a fila" no planejamento?

O plano inicial do Flamengo era diferente. A diretoria tinha como principal alvo Gabriel Brazão, do Santos. No entanto, a negociação esbarrou em dois obstáculos: o Peixe não demonstrou interesse em liberar o atleta e colocou uma cláusula rescisória muito alta, além do próprio goleiro não ter se entusiasmado com a perspectiva de chegar para ser reserva imediata de Agustín Rossi.

Outro nome que agradava à comissão técnica era o do jovem Pedro Morisco, do Coritiba. O clube paranaense, porém, acredita que pode realizar a maior venda de sua história com o arqueiro de 22 anos e já havia recusado uma proposta de 7,5 milhões de euros de um time europeu.

A virada de chave e a contratação relâmpago

Com os valores inflacionados para goleiros no mercado brasileiro e a dificuldade de atrair um atleta de ponta para ser reserva, o Flamengo redirecionou seus esforços. Andrew, que já estava em uma lista de observação, ganhou prioridade.

A aproximação decisiva aconteceu quando o técnico Filipe Luís e o diretor de futebol José Boto foram assistir a um jogo do goleiro em Portugal, durante o período de férias do elenco principal. Naquele momento, Andrew já mantinha conversas para um possível retorno ao Botafogo, seu ex-clube.

O Rubro-Negro, no entanto, agiu de forma mais agressiva. Apresentou termos contratuais melhores ao jogador e uma proposta de 1,5 milhão de euros ao Gil Vicente, que tinha contrato com o atleta apenas até o meio do ano. A oferta foi aceita, e o acordo fechado.

O papel de Andrew no elenco rubro-negro

Andrew chega ao Flamengo para ocupar a vaga deixada por Matheus Cunha, que se transferiu para o Cruzeiro no início desta temporada. Ele será a segunda opção para o gol, atrás do titular incontestável Agustín Rossi. O elenco ainda conta com o jovem Dyogo Alves para a posição.

Esta é a segunda contratação oficial do Flamengo para a temporada de 2026. Anteriormente, o clube já havia acertado a chegada do zagueiro Vitão, ex-Internacional.