Seleção Brasileira inicia preparação com Ancelotti para amistosos
Brasil inicia treinos com Ancelotti para amistosos

A Seleção Brasileira deu início nesta segunda-feira (10) aos trabalhos da Data FIFA sob o comando de Carlo Ancelotti. O primeiro treino contou com a participação de 12 jogadores de linha no centro de treinamento do Arsenal, localizado em St. Albans, ao norte de Londres.

Primeiro dia de atividades

O início dos trabalhos foi reservado para a imprensa, mas a organização prometeu que durante a semana os primeiros 15 minutos dos treinos serão abertos aos jornalistas. Dos 19 jogadores de linha que já se apresentaram, apenas 12 participaram integralmente da primeira sessão de treinamento.

Os atletas que iniciaram as atividades foram: Marquinhos (zagueiro), Caio Henrique, Paulo Henrique e Luciano Juba (laterais), Bruno Guimarães, Casemiro, Andrey Santos e Paquetá (meio-campo), além de Rodrygo, Estevão, Matheus Cunha e Richarlison (ataque).

Os demais jogadores realizaram trabalho específico na academia e se juntaram posteriormente ao grupo principal. Os goleiros trabalharam separadamente com o técnico Tafarel, responsável pela preparação específica da posição.

Completação do grupo e próximos compromissos

A equipe estará com o grupo completo apenas na terça-feira, com a chegada de Fabrício Bruno, Alex Sandro, Danilo e Vitor Roque. O quarteto disputou partidas do Campeonato Brasileiro no domingo à tarde e teve sua apresentação adiada.

Os amistosos programados são: sábado (15) contra o Senegal no Emirates Stadium, em Londres, e terça-feira (18) contra a Tunísia, em Lille, na França.

Observações técnicas e importância da Data FIFA

Esta Data FIFA de novembro é a última do ano e a penúltima antes da convocação para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Entre os principais pontos de observação para Carlo Ancelotti e sua comissão técnica estão a definição das laterais, a volta do volante Fabinho - que retorna à seleção após quase três anos - e a definição de uma dupla titular na zaga.

Espera-se também que o técnico italiano desenvolva mais o esquema tático 4-2-4, que mostrou eficiência na goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul em outubro.

Esta fase de preparação é crucial para o desenvolvimento do trabalho de Ancelotti com a Seleção Brasileira, servindo como base para as decisões que serão tomadas rumo à próxima Copa do Mundo.