O Grupo GMAC Cabo Frio está preparando uma celebração especial da cultura brasileira para este sábado (22), com um evento gratuito de capoeira inclusiva que promete movimentar a Praça Agenor dos Santos, no bairro Jardim Esperança.
Capoeira como instrumento de inclusão social
O evento faz parte das gravações do documentário "Capoeira Salva um – Capoeiragem Cabo Frio", que tem como objetivo principal fomentar uma cultura anticapacitista e promover a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, com deficiência e neurodivergentes em práticas esportivas, sociais e culturais.
O projeto Capoeiragem já demonstrou seu alcance além das fronteiras de Cabo Frio quando participou, em setembro, do Festival Cultural Capoeira para Todos em Saquarema, consolidando sua missão de difundir a cultura local em outros territórios.
Programação do evento
A programação começa às 10 horas com um aulão de capoeira ministrado pelo Professor MC, do GMAC Cabo Frio, aberto a participantes de todos os níveis e idades.
Às 12 horas, o público poderá apreciar uma apresentação de maculelê com os alunos do Mestre Kiko, representando o GMAC Macaé, mostrando a integração entre grupos da Região dos Lagos.
Suporte institucional e produção
Esta iniciativa é realizada através do Edital de Intercâmbio Caminhos Culturais, contando com um amplo apoio institucional que inclui:
- Sistema Nacional de Cultura
- Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
- Ministério da Cultura
- Governo Federal
- Prefeitura de Cabo Frio
- Secretaria Municipal de Cultura
A produção está a cargo da Samburá Multiartes, garantindo a qualidade e o alcance do evento que reforça o papel da capoeira como ferramenta de transformação social e inclusão.
O evento é totalmente gratuito e aberto à participação de toda a comunidade. Para mais informações, os interessados podem acompanhar as redes sociais do projeto.