São Paulo anuncia Toninho Andrade como novo diretor social em mudança de Massis
Toninho Andrade é novo diretor social do São Paulo

São Paulo FC promove primeira mudança na gestão de Harry Massis Júnior

O São Paulo FC anunciou nesta quarta-feira (21) a nomeação de Toninho Andrade como o novo diretor do seu quadro social, marcando a primeira alteração significativa na administração do presidente Harry Massis Júnior. A mudança ocorre em um momento de transição para o clube, que vem enfrentando pressões internas por reestruturações.

Substituição e contexto político

Toninho Andrade assume o cargo que era ocupado por Antônio Denizete Gonçalves, conhecido como Dedé, que acertou sua saída do clube após uma conversa com Massis na tarde de terça-feira. Dedé era considerado uma figura próxima do ex-presidente Julio Casares, que apresentou sua carta de renúncia ao cargo de presidente nesta quarta-feira, intensificando as mudanças na cúpula do São Paulo.

Harry Massis Júnior tem sido alvo de pressão de aliados para realizar ajustes em vários departamentos do clube. As primeiras mudanças, ambas reveladas pelo UOL, foram concretizadas nas últimas horas, incluindo as saídas de Marcio Carlomagno, ex-superintendente geral do clube, e de Dedé. Opositores de Casares, que agora integram a base política aliada de Massis, chegaram a preparar uma lista de dispensas para o mandatário, na qual Carlomagno e Dedé estavam incluídos, junto a outros diretores.

Repercussões e próximos passos

Em meio a essas alterações, Rui Costa foi poupado, conforme também destacado pelo UOL, indicando uma seletividade nas mudanças promovidas por Massis. A nomeação de Toninho Andrade reflete uma tentativa de consolidar uma nova direção no clube, distanciando-se da gestão anterior e respondendo às demandas de aliados por uma administração mais alinhada com os interesses atuais.

Essa movimentação ocorre em um contexto mais amplo de reestruturação no futebol brasileiro, onde clubes tradicionais como o São Paulo buscam otimizar suas operações e fortalecer suas bases sociais e políticas. A expectativa é que mais ajustes sejam anunciados nos próximos dias, à medida que Massis consolida sua equipe e enfrenta os desafios de liderar um dos maiores clubes do país.