Wagner Moura perde Critics Choice, mas filme brasileiro vence como melhor internacional
Wagner Moura perde prêmio, mas filme brasileiro vence

O ator brasileiro Wagner Moura não levou para casa o troféu de melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV no Critics Choice Award, realizado na noite deste domingo (4), em Los Angeles. O prêmio foi para Owen Cooper, da série "Adolescência". No entanto, a noite ainda reservou uma grande vitória para o cinema nacional.

Disputa acirrada e vitória internacional

Wagner Moura estava indicado na categoria por sua atuação em "Ladrões de Drogas", série policial da Apple TV+. Ele concorria com outros cinco nomes: além do vencedor Owen Cooper, havia Ashley Walters (também de "Adolescência"), Nick Offerman ("Como um Relâmpago"), Michael Peña ("All Her Fault") e Ramy Youssef ("Mountainhead").

A boa notícia veio de outra frente. O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, venceu na categoria de melhor filme internacional. A produção brasileira superou concorrentes fortes como "Foi Apenas Um Acidente" (França), "A Garota Canhota" (China), "A Única Saída" (Coreia do Sul), "Sirât" (Espanha) e "Belén: Uma História de Injustiça" (Argentina).

Wagner Moura ainda na disputa por prêmio principal

Apesar da derrota na categoria coadjuvante, o ator brasileiro segue na corrida por um dos principais prêmios da noite. Wagner Moura está indicado como melhor ator na seção de cinema, concorrendo com gigantes de Hollywood. Seus adversários são Leonardo DiCaprio ("Uma Batalha Após a Outra"), Ethan Hawke ("Blue Moon"), Joel Edgerton ("Sonhos de Trem"), Timothée Chalamet ("Marty Supreme") e Michael B. Jordan ("Pecadores").

Esta indicação consolida um ano excepcional para o ator, que já havia feito história em 2025 ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer a premiação de melhor ator na competição principal do Festival de Cannes, na 78ª edição do evento. Na mesma cerimônia, Kleber Mendonça Filho levou o troféu de melhor direção.

O que é o Critics Choice Awards?

A premiação é organizada pela Critics Choice Association, a maior associação de críticos da América do Norte. Considerada um importante termômetro para o Oscar, a cerimônia marca o início da temporada de premiações de cinema e televisão. Os vencedores são escolhidos por 575 membros votantes, entre críticos e jornalistas especializados em entretenimento.

O reconhecimento no Critics Choice Awards abre caminho para outras disputas. Wagner Moura também está indicado ao Globo de Ouro como melhor ator em filme de drama por "O Agente Secreto". Esta é a primeira vez que um ator brasileiro concorre nesta categoria do Globo de Ouro. A cerimônia está marcada para 11 de janeiro de 2026, também em Los Angeles.

Além da indicação individual de Moura, "O Agente Secreto" concorre ao Globo de Ouro em duas categorias coletivas: melhor filme e melhor filme em língua não inglesa. A vitória no Critics Choice Awards como melhor filme internacional fortalece consideravelmente as chances do longa brasileiro nestas próximas disputas.