Kleber Mendonça e Wagner Moura vencem NYFCC e impulsionam Oscar
Kleber Mendonça e Wagner Moura vencem prêmio NYFCC

O cinema brasileiro recebeu um importante impulso em sua campanha para o Oscar nesta terça-feira, 2 de janeiro. O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi premiado pelo prestigiado New York Film Critics Circle (NYFCC).

Dupla vitória brasileira em Nova York

A organização do NYFCC anunciou nas redes sociais que a produção nacional levou o prêmio de Melhor Filme Internacional. Paralelamente, Wagner Moura foi consagrado como Melhor Ator pela sua atuação no longa. O círculo reúne críticos de cinema de veículos sediados em Nova York e é considerado um dos mais influentes da indústria cinematográfica.

Embora os vencedores do NYFCC nem sempre coincidam com os do Oscar, a premiação é uma das primeiras da temporada e tem o poder de atrair os holofotes para os filmes e artistas escolhidos. A conquista, portanto, é vista como um vento favorável para a campanha do filme na disputa pela estatueta dourada da Academia.

Histórico de conquistas e reação do diretor

Para Kleber Mendonça Filho, esta é a segunda vitória na categoria de Melhor Filme Internacional do NYFCC. O diretor já havia sido premiado em 2020 pelo aclamado "Bacurau". Os últimos vencedores antes de "O Agente Secreto" foram "Tudo Que Imaginamos Como Luz" (2024) e "Anatomia de Uma Queda" (2023) – este último também acabou levando o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Já Wagner Moura sucede na lista de melhores atores a Adrien Brody, vencedor do NYFCC e também do Oscar por "O Brutalista". Ao ser informado da notícia, Kleber Mendonça Filho reagiu com bom humor nas redes sociais: "Uma grande notícia. Preciso de um drink", brincou o cineasta.

O que significa para a corrida ao Oscar?

A dupla premiação coloca "O Agente Secreto" em uma posição de destaque no cenário internacional no momento mais crucial do ano. O reconhecimento de um grupo tão respeitado de críticos nova-iorquinhos serve como um valioso endosso de qualidade e pode influenciar o voto dos membros da Academia.

O resultado reforça a força atual do cinema brasileiro no exterior e aumenta as expectativas para os próximos anúncios de indicações. A trajetória de "Anatomia de Uma Queda", que seguiu caminho semelhante no ano passado, mostra que a vitória no NYFCC pode, de fato, ser um prenúncio de sucesso na noite do Oscar.