Filme brasileiro 'O Agente Secreto' vence Critics Choice Award de melhor filme estrangeiro
Brasil vence Critics Choice Award com 'O Agente Secreto'

O cinema brasileiro celebrou uma vitória expressiva no cenário internacional neste domingo (4). "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi consagrado como melhor filme estrangeiro no Critics Choice Award, uma das premiações mais prestigiadas de Hollywood. A cerimônia, realizada em Los Angeles, marcou o início da temporada de premiações de cinema e televisão em 2025.

Uma vitória surpresa no tapete vermelho

A notícia da conquista chegou de forma inesperada, ainda no tapete vermelho, antes do início oficial da cerimônia. Kleber Mendonça Filho estava concedendo entrevistas à televisão americana quando foi interrompido por uma repórter que anunciou o resultado. "Parabéns porque o Critics Choice Awards de melhor filme internacional vai para vocês!", disse ela. Questionado se já sabia, o diretor pernambucano respondeu, surpreso: "Não fazia ideia".

Em suas declarações anteriores ao anúncio, Mendonça Filho havia falado sobre a parceria com o protagonista Wagner Moura. "Escrevi o filme para desenvolver com ele. Tudo deu certo. Filmamos no ano passado, nos divertimos muito. Tivemos um elenco enorme. Ele foi muito importante para fazer todos ali conseguirem se sentir à vontade e fazer parte do filho", afirmou o cineasta.

Superando favoritos e consolidando o sucesso

A vitória de "O Agente Secreto" foi ainda mais significativa ao superar produções de peso. O longa brasileiro desbancou "Foi Apenas um Acidente", do iraniano Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Também ficaram para trás os concorrentes "A Garota Canhota" (Taiwan), "A Única Saída" (Coreia do Sul), "Sirât" (Espanha) e "Belén: Uma História de Injustiça" (Argentina).

O filme se passa durante a ditadura militar brasileira e narra a história de um professor universitário que, após um desentendimento com um empresário em São Paulo, foge para o Recife, sua cidade natal. Lá, ele adota uma identidade falsa e passa a viver escondido para garantir sua própria segurança.

Reconhecimento em cadeia para o cinema nacional

O Critics Choice Award não é o primeiro reconhecimento internacional para "O Agente Secreto". Na 78ª edição do Festival de Cannes, Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer como melhor ator na competição principal. Na mesma ocasião, Kleber Mendonça Filho também foi premiado com o troféu de melhor direção.

A trajetória de sucesso continua. Moura está indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme de drama, marcando a primeira vez que um ator brasileiro concorre nessa categoria. A cerimônia do Globo de Ouro está marcada para 11 de janeiro de 2026, também em Los Angeles. Já "O Agente Secreto" concorre em duas categorias no Critics Choice: melhor filme e melhor filme em língua não inglesa.

O prêmio é organizado pela Critics Choice Association, a maior associação de críticos da América do Norte, com 575 membros votantes, incluindo críticos de cinema, televisão e jornalistas de entretenimento. A escolha dos vencedores ocorre por meio de uma votação por escrito para selecionar os indicados, seguida por uma nova rodada para eleger os campeões de cada categoria.

O sucesso do filme foi resumido pelo jornal Washington Post, que descreveu "O Agente Secreto" como 'talvez o filme mais adorado do ano'. A jornalista Jada Yuan destacou que a produção é "o filme brasileiro de maior bilheteria do ano e possivelmente o mais universalmente adorado de 2025".