Ator de Round 6 tem condenação por assédio sexual anulada na Coreia do Sul
Oh Yeong-su tem condenação por assédio sexual anulada

Ator de Round 6 é absolvido em caso de assédio sexual

Oh Yeong-su, o ator sul-coreano de 81 anos que conquistou fama mundial com a série "Round 6" da Netflix, teve sua condenação por assédio sexual anulada por um tribunal de apelações da Coreia do Sul. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (11) pelo Tribunal Distrital de Suwon, revertendo uma sentença anterior que havia condenado o artista.

Detalhes do caso e decisão judicial

O ator havia sido condenado em abril a oito meses de prisão e dois anos de suspensão por assédio sexual contra uma mulher durante uma turnê teatral em 2017. Na época, a promotoria havia solicitado uma pena de um ano de prisão. A vítima alegou que Yeong-su a abraçou e beijou sem consentimento.

O tribunal de apelações reconheceu que existem indícios contra o artista, incluindo o fato de a mulher ter procurado aconselhamento para violência sexual seis meses após o incidente e de Yeong-su ter se desculpado com a suposta vítima a pedido dela. No entanto, a corte alegou que existe a possibilidade da memória da mulher ter se distorcido com o passar do tempo e declarou que os interesses do réu devem ser protegidos enquanto restarem dúvidas sobre o caso.

Reações e impacto na carreira

Em resposta à decisão, a suposta vítima afirmou que "continuará dizendo a verdade", segundo comunicado da Womenlink, organização voltada aos direitos das mulheres. O imbróglio judicial tem ofuscado a carreira de Oh Yeong-su após o sucesso estrondoso de "Round 6", que lançou sua terceira e última temporada este ano.

A Netflix continua desenvolvendo projetos derivados da série, que segue sendo uma das mais assistidas da plataforma. A absolvição representa um novo capítulo na trajetória do ator veterano, que viu sua imagem ser abalada pelas acusações no auge do sucesso internacional.