O Piauí está representado por dez coletivos da agricultura familiar na quarta edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que começou nesta quarta-feira (26) na Lagoa da Jansen, em São Luís, e segue até sábado (29).
Diversidade de produtos piauienses
Mais de 40 produtos típicos do estado estão sendo apresentados na feira que reúne delegações dos nove estados nordestinos. Entre os itens levados pelos agricultores familiares piauienses estão mel, rapadura, chás gelados, xaropes e diversos derivados do caju.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou a importância do evento para os produtores locais. "Essa feira é extremamente importante porque ela é uma oportunidade também de troca de experiências", afirmou a secretária.
Artesanato em destaque
Um dos grandes atrativos da delegação piauiense é o artesanato produzido com palha de carnaúba. Francisca Maria, integrante do grupo Trançados da Ilha, expressou sua empolgação com a participação na feira.
"Nós estamos muito felizes por podermos participar da quarta edição da Fenafes. Estamos levando peças feitas com a palha da carnaúba, lá você vai encontrar bolsas, sousplat, fruteiras e várias coisas boas", contou a artesã.
Intercâmbio de conhecimentos
Além da comercialização, o evento oferece aos agricultores acesso a oficinas e contato com novas tecnologias. Segundo Rejane Tavares, essa troca contribui para melhorias na produção e para o aumento da renda das famílias da agricultura familiar.
Entre os grupos e cooperativas representando o Piauí estão Trançados da Ilha, Codevarp, Coopboahora, Cajuespi, Coofrut, Pequena Horta, Raízes do Brasil e Unisol. No total, a Fenafes reúne mais de 330 expositores apresentando produtos do campo, artesanato e gastronomia típica nordestina.
O evento tem como objetivo principal promover a comercialização de produtos e o intercâmbio cultural entre os diferentes estados da região nordestina, fortalecendo a economia solidária e valorizando os saberes tradicionais.