Jovem do Pará é finalista nacional da Expo Favela Innovation 2025
Paraense no Top 10 da Expo Favela Innovation Brasil

A trajetória de uma jovem empreendedora da Amazônia paraense ganhou destaque nacional. Natália Dias, de 24 anos, natural da comunidade Vila Brasil, às margens do rio Arapiuns, em Santarém (PA), conquistou uma vaga entre os 10 finalistas da Expo Favela Innovation Brasil 2025.

Da cooperativa local ao palco nacional

O evento, realizado no final de semana no Expo Center Norte, em São Paulo, reconheceu o trabalho inovador da coordenadora da Turiarte. Esta é uma cooperativa que atua com produção agroextrativista, turismo de base comunitária e artesanato na região do oeste do Pará.

Filha da artesã e sócia-fundadora da cooperativa, Cláudia Dias, Natália ingressou na Turiarte aos 17 anos e hoje é uma das principais lideranças jovens da organização. “Estar no Top 10 é uma emoção muito grande”, comemorou. “Estou aqui levando o artesanato do rio Arapiuns, o turismo de base comunitária que a gente desenvolve. É um trabalho feito em harmonia com a floresta e que passa de geração em geração”.

Reconhecimento pela inovação e representatividade

O projeto de Natália chamou a atenção dos avaliadores por vários aspectos fundamentais:

  • Inovação no modelo de negócio comunitário.
  • Representatividade amazônica em um evento de alcance nacional.
  • A conexão entre cultura, turismo e sustentabilidade em uma realidade ribeirinha.

Essa conquista garantiu à empreendedora uma vaga no reality show “Expo Favela: O Desafio”, apresentado por Pedro Lins no programa É de Casa, da TV Globo. Na competição, ela vai concorrer a um prêmio de R$ 100 mil para investir em seu negócio.

O orgulho paraense e o futuro promissor

Jorge Carvalho, presidente da CUFA Pará, destacou o protagonismo feminino na edição deste ano. “Nesta edição tivemos o protagonismo de cinco mulheres empreendedoras paraenses e, sem dúvida, cada uma delas já é vencedora”, afirmou. “A Natália representa tudo isso à altura do desafio, e estamos na torcida”.

Daniel Noel, produtor executivo da Expo Favela Pará, também comemorou o resultado. Ele lembrou que 2025 foi um ano super produtivo para o estado, com a realização da terceira edição do evento local, que foi a maior das três já realizadas. “Agora temos a felicidade de termos uma paraense no Top10 Brasil”, completou.

A história de Natália Dias é um exemplo de como o empreendedorismo com raízes comunitárias e compromisso com a sustentabilidade pode alcançar visibilidade e abrir portas para o desenvolvimento integral das regiões amazônicas.