Mineiro Marcílio França Castro é premiado em importante concurso literário
O escritor mineiro Marcílio França Castro alcançou um dos maiores reconhecimentos da literatura nacional ao vencer a 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. O autor foi consagrado na categoria Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024 com sua obra "O Último dos Copistas".
Dupla celebração na literatura brasileira
Além de Marcílio França Castro, a escritora Mariana Salomão Carrara, natural de São Paulo, também foi premiada na cerimônia. Ela venceu na categoria Melhor Romance do Ano de 2024 com o livro "A árvore mais sozinha do mundo".
Os dois autores receberam R$ 200 mil cada como parte do prêmio, valor que representa um significativo incentivo à produção literária nacional. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo.
Reconhecimento internacional e trajetória literária
Como parte da premiação, os vencedores terão a oportunidade de integrar a programação da 40ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2026. Além disso, participarão de eventos literários nacionais representando o Prêmio São Paulo de Literatura.
A competição deste ano foi bastante acirrada, com 323 obras habilitadas no total. Desse montante, 158 livros concorreram na categoria "Melhor Romance do Ano de 2024" e 165 na categoria "Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024".
Marcílio França Castro, nascido em Belo Horizonte em 1967, possui mestrado em estudos literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua trajetória literária já havia sido reconhecida anteriormente quando recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional em 2011 pelo livro "Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse".
Esta premiação consolida Marcílio França Castro como um dos nomes mais promissores da literatura contemporânea brasileira, demonstrando a vitalidade e diversidade da produção literária nacional.