Marcus Montenegro: crise da TV aberta é causada pela ausência de veteranos
Empresário aponta etarismo como causa da crise na TV

O empresário artístico Marcus Montenegro, responsável pela carreira de grandes nomes do teatro e da televisão brasileira, apontou o etarismo no audiovisual como um dos principais motivos para a crise enfrentada pela dramaturgia na TV aberta. A declaração foi dada durante sua participação no programa semanal da coluna GENTE, ao lado da atriz Irene Ravache.

Ponte entre gerações e a luta contra o preconceito

Há cerca de uma década, Marcus Montenegro tem atuado como uma ponte entre diferentes gerações de artistas, lidando de frente com o preconceito etário que se tornou latente nas produções audiovisuais. Ele é o responsável pela gestão da carreira de lendas como Marília Pêra, Tônia Carrero, Mauro Mendonça e Francisco Cuoco, entre muitos outros.

Em sua análise, Montenegro foi direto: “Existem vários fatores que provam que a crise hoje que o audiovisual passa, pela perda de identidade da dramaturgia na televisão, ela passa totalmente pela ausência dos veteranos”, afirmou.

Público fiel e a prova do Ibope

Para embasar seu argumento, o empresário contrasta a audiência da TV com a lotação dos teatros. “A TV Globo sempre teve o Ibope, eu sempre tive o teatro. Produzi 108 peças no Brasil. Essas mulheres lotam o Brasil inteiro estando no ar ou não estando no ar”, disse, referindo-se a suas clientes.

Ele destacou que essas artistas possuem um público altamente fidelizado que anseia por vê-las na televisão. “A Irene, quando sai do teatro, todos, o público, a pergunta é uma só: quando você volta para TV? As pessoas querem ver na TV”, exemplificou. A conclusão de Montenegro é que a ausência desses profissionais veteranos cria um hiato direto na audiência.

Novo projeto e onde assistir à entrevista

Marcus Montenegro e Irene Ravache estreiam juntos no dia 15 de dezembro o programa “Ser Artista: Pensamentos”, que será exibido na TV Samsung e no YouTube.

A entrevista completa com o empresário já está disponível. O programa semanal da coluna GENTE vai ao ar toda segunda-feira e pode ser assistido nas seguintes plataformas:

  • Canal da VEJA no YouTube
  • Streaming VEJA+
  • TV Samsung Plus
  • Canal VEJA GENTE no Spotify (versão podcast)

A captação de imagens do programa foi realizada por Libário Nogueira, registrando esse importante debate sobre o futuro do entretenimento e o valor da experiência na teledramaturgia brasileira.