Veterinária alerta: 1 em 5 pets sofre com produtos de limpeza
Produtos de limpeza podem ser fatais para animais

Perigo invisível: produtos de limpeza domésticos ameaçam saúde dos pets

Um alerta importante para tutores de animais: os produtos de limpeza que usamos diariamente em nossas casas representam um risco grave para a saúde dos pets. De acordo com a médica veterinária Gabriela Del Vecchio Landgraf, de Itapetininga (SP), a intoxicação por esses produtos pode ter consequências sérias e até fatais para cães e gatos.

Quais produtos representam maior perigo?

A veterinária identificou que as substâncias que mais causam problemas nos animais são o cloro (presente na água sanitária), ácidos e produtos para desentupir pias e ralos. "Infelizmente na rotina clínica hoje em dia é muito comum pacientes com dermatites de origem a produtos de limpeza", revela Gabriela.

O professor de química Rogério Marins Alves, de Sorocaba (SP), explica detalhadamente os riscos: "O gás cloro é bastante tóxico, e por ser mais denso que o ar atmosférico ele tende a ficar mais próximo do chão aumentando a inalação por animais".

Sinais de alerta que todo tutor deve conhecer

Os sintomas de intoxicação ou contato prejudicial com produtos de limpeza incluem:

  • Vômitos
  • Feridas na pele e dermatites
  • Coceira excessiva
  • Dificuldade respiratória (dispneia)
  • Espirros constantes e tosse
  • Lacrimejamento ocular e lesões oculares

Segundo a especialista, as reações mais comuns são queimaduras de pele, lesão ocular, intoxicação, lesão hepática e dermatite, mas os efeitos podem variar conforme o produto e o animal.

Misturas caseiras: um perigo ainda maior

Um alerta especial é direcionado às "misturinhas" caseiras com produtos de limpeza. A combinação de diferentes agentes químicos pode causar reações ainda mais fortes na saúde dos animais. O professor Rogério Marins reforça que misturar produtos de limpeza pode ser extremamente perigoso não só para os pets, mas para toda a família.

Produtos específicos e alternativas seguras

Para a limpeza de recipientes e objetos usados pelos animais, a veterinária recomenda água e sabão neutro, sempre priorizando o enxágue completo. "Sempre lembrando de secar bem para só depois soltar o pet", complementa.

O professor de química indica os produtos mais seguros para uso em ambientes frequentados por animais:

  • Sabão neutro: ideal para limpar locais, roupas e brinquedos dos pets
  • Álcool 70%: seguro para superfícies onde os animais não vão lamber
  • Desinfetantes de uso veterinário: formulados especificamente para não irritar os animais

Mercados especializados, agropecuárias e lojas online oferecem produtos específicos para a limpeza de áreas pet, que são mais seguros para a saúde dos animais.

O perigo dos cheiros fortes

A veterinária também chama atenção para os produtos com fragrâncias intensas. Desinfetantes, amaciantes e perfumes podem causar mal-estar nos animais, gerando espirros e alergias. Para gatos, os desinfetantes com fenol são especialmente perigosos, pois esses animais não conseguem metabolizar essas substâncias, afetando seu fígado.

O que fazer em caso de acidente?

Se o animal tiver contato direto com produtos de limpeza, limpe imediatamente o local com água corrente. Se o pet apresentar qualquer alteração no comportamento ou saúde, leve-o urgentemente ao veterinário. A rapidez no atendimento pode ser decisiva para evitar consequências mais graves.

Para evitar problemas, a solução mais simples é manter o animal afastado durante a limpeza e garantir que todos os resíduos químicos sejam completamente removidos antes do pet retornar ao ambiente.