Raro filhote de onça-pintada preta encanta visitantes em Ribeirão Preto
O Bosque Zoológico Fábio Barreto, localizado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebeu um novo habitante que está chamando a atenção de todos. Trata-se de Cacique, um filhote de onça-pintada melânica de apenas sete meses de idade, que se destaca pela pelagem completamente escura.
O fenômeno do melanismo nas onças-pintadas
Segundo explicação do zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa, a coloração negra do animal é resultado de uma mutação genética que aumenta a produção de melanina. Esta condição, conhecida como melanismo, está presente em aproximadamente 10% dos indivíduos da espécie.
"Apesar da aparência totalmente preta, Cacique pertence à mesma espécie das onças-pintadas de coloração amarela-dourada", esclarece Gouvêa. "Sob a luz solar, é possível perceber que ela mantém as manchas características das onças-pintadas, apenas com a incidência do melanismo que a torna mais rara".
Plano nacional de conservação
A chegada do filhote a Ribeirão Preto não foi por acaso. A transferência faz parte de uma ação estratégica do Plano de Ação Nacional para Conservação da Onça-Pintada, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O objetivo principal é manter a diversidade genética dos animais mantidos sob manejo autorizado em zoológicos brasileiros. Cacique veio de Corumbá de Goiás e ficará em Ribeirão Preto temporariamente, enquanto aguarda transferência definitiva para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras (SP).
O zootecnista detalha o plano: "Lá em Pitangueiras eles também possuem um macho chamado Tocantins, que será transferido para o zoológico de Curitiba, também sob a coordenação deste plano de conservação".
Companhia felina no zoológico
O Bosque Zoológico Fábio Barreto já abriga Juma, uma fêmea adulta da mesma espécie de Cacique. As onças-pintadas são consideradas os maiores felinos do continente americano, e a presença desses dois exemplares no mesmo local representa um importante avanço para os programas de conservação da espécie.
Enquanto aguarda sua transferência definitiva, Cacique recebe todos os cuidados da equipe técnica do bosque, que monitora seu desenvolvimento e adaptação ao novo ambiente.