Natal em Ação: Postos de Vacinação Antirrábica Funcionam Neste Sábado (30) - Confira Onde Proteger Seu Pet!
Natal: Vacinação antirrábica neste sábado (30); veja locais

Quem é que não quer ver seu bichinho de estimação são e salvo, não é mesmo? Pois bem, a prefeitura da capital potiguar resolveu botar o pé no acelerador e tá com uma missão importantíssima neste sábado, 30 de agosto: vacinar uma multidão de peludos contra a raiva.

Isso mesmo! Aquele susto que a gente passa só de pensar nessa doença terrível pode ser evitado com uma simples picadinha – e olha, é bem menos dolorido do que a conta do veterinário depois de uma emergência, pode acreditar.

Onde é que o calo aperta? Os pontos de vacinação

Os postos vão estar com os braços abertos – literalmente – das 8h da manhã até as 16h, sem fechar para o almoço. Nada de desculpa de que não deu tempo! A lista de endereços é bem espalhada pela cidade, pra ninguém ficar de fora:

  • Zona Leste: UBS do Panatis e a UBS do Guarapes
  • Zona Oeste: UBS do Felipe Camarão e a USF do Guarani
  • Zona Norte: UBS do Potengi e a USF do Nordeste

E tem mais! A secretaria municipal de saúde ainda vai levar a vacinação pra dentro de algumas comunidades, com postos volantes. É a saúde indo até o povo, que coisa boa!

Quem pode tomar a vacina?

Aqui a coisa é séria. A vacina é gratuita, mas tem suas regrinhas. Ela é destinada exclusivamente para cães e gatos, hein? Nada de tentar vacinar o periquito ou o hamster! Os bichinhos precisam ter a partir de 3 meses de idade e estar em condições saudáveis. Se o seu pet não está muito bem das pernas, o melhor é esperar ele ficar forte outra vez.

Ah, e donos de plantão: não esqueçam de levar aquele documento de identificação com foto, seja RG ou CNH. E se tiver a carteirinha de vacinação do animal, leve também! Tudo fica certinho e organizado.

Por que toda essa correria?

Bom, a raiva é uma daquelas doenças silenciosas e fatais – tanto para os animais quanto para os humanos. Uma vez que os sintomas aparecem, não tem mais volta. A vacinação em massa é a única estratégia realmente eficaz para criar uma barreira imunológica na cidade e evitar que o vírus faça a festa. É uma questão de saúde pública, no fim das contas.

Ano passado, a campanha foi um sucesso e a expectativa é repetir o feito. Afinal, quem ama, cuida. E cuidar da saúde do nosso companheiro de quatro patas é uma demonstração de amor e responsabilidade e tanto.

Então, já sabe: sábado é dia de cuidar dos nossos! Bota o despertador para tocar, pega a coleira do seu amigo e aparece em um dos postos. É rápido, é de graça e é uma proteção que vale por uma vida.