Um momento extraordinário da natureza foi registrado por um guia de turismo durante uma trilha no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. Max Rodrigues capturou imagens raras de uma jiboia-arco-íris devorando um pássaro udu-de-coroa-azul, cena que surpreendeu até especialistas.
Encontro inesperado durante trilha
O registro ocorreu no dia 16 de novembro, quando Max Rodrigues conduzia um grupo de turistas pela área preservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque, que possui 77 mil hectares, é conhecido como Cânions do Salobra e abriga uma rica biodiversidade.
"Fiquei admirado, porque eu nunca tinha visto esse bicho na minha vida", relatou o guia. "Foi muito legal a sensação de ter encontrado pela primeira vez, predando um udu-de-coroa-azul, que é um pássaro maravilhoso".
Conduta responsável durante o avistamento
Max demonstrou preocupação com o bem-estar do animal durante o encontro. "Mostrei para os turistas e orientei para que eles passassem longe dela para não perturbar", explicou. "Esses bichos, se você chega um pouco perto, pode estressar ele. Daí eles tiraram foto e a gente seguiu a trilha".
Após o registro, o material foi compartilhado com biólogos para identificação e confirmação da espécie. Os especialistas não apenas confirmaram tratar-se de uma jiboia-arco-íris, como também destacaram a raridade do comportamento registrado.
Registro raro impressiona especialistas
"Quando cheguei em casa, mandei o vídeo num grupo de biólogo, para ter certeza se era uma jiboia arco-íris", contou Max. "Daí, quando mandei lá, o pessoal ficou encantado. Disseram que é um registro muito raro de se filmar, ela predando o pássaro. Assim o vídeo se espalhou".
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena continua sendo um importante destino para ecoturismo e observação da vida selvagem no Centro-Oeste brasileiro. O registro serve como testemunho da riqueza biológica preservada na unidade de conservação.