Uma cena inusitada e cheia de fofura marcou a colação de grau da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no campus de Juazeiro do Norte, na última terça-feira (16). Os cães mascotes Chilito, Cachorra e Ben Jor "roubaram a cena" ao participarem simbolicamente da cerimônia, vestidos com becas e capelos universitários.
Projeto UFCão promove ação de conscientização
A ideia partiu de Fernanda Bastos, coordenadora há uma década do projeto UFCão, criado para garantir condições mínimas de saúde, alimentação e higiene aos animais que vivem nos campi da universidade. Fernanda contou que teve a ideia ao ver a beca guardada durante a semana de formatura. "Eu pensei: 'vou fazer uma ação e vou trazer a bequinha pra botar neles'. E aí a gente tem aquele banner 'Eu me formei na federal' e a gente tirou várias fotos", explicou.
A ação, que arrancou sorrisos de formandos, professores e convidados, teve um objetivo claro: dar visibilidade ao projeto de forma leve e bem-humorada. "Os alunos ficam brincando que até o cachorro colou grau e eles não conseguem", comentou Fernanda, destacando o tom descontraído da iniciativa.
Além da fofura: um alerta importante
Por trás da brincadeira, porém, há uma mensagem séria de conscientização. Fernanda Bastos ressalta que ações como essa buscam reforçar que abandonar animais em espaços públicos é crime. "Não é porque tem o UFCão aqui na UFCA que você pode vir aqui deixar um animal ou em qualquer outro espaço público", alertou a organizadora.
Os cães Chilito, Cachorra e Ben Jor são queridos pela comunidade acêmica e sua presença na formatura simbolizou não só a integração com a universidade, mas também a importância da posse responsável. A ação do UFCão mostra que é possível tratar de temas relevantes, como o combate ao abandono, com criatividade e empatia, gerando engajamento positivo em torno da causa animal.