Homem furtou hidrômetro em São José dos Campos e deixou prédio sem água
Furto de hidrômetro deixa prédio sem água em São José dos Campos

Um furto ousado de um hidrômetro, ocorrido em plena luz do dia, deixou um prédio residencial sem abastecimento de água no Jardim Estoril, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O incidente, registrado por câmeras de segurança, aconteceu no último sábado e causou um significativo vazamento, além da interrupção do serviço.

O crime flagrado pelas câmeras

As imagens de vigilância mostram um homem chegando tranquilamente ao local de bicicleta. O modelo da bicicleta, segundo as imagens, parece ser similar ao disponibilizado pela Prefeitura de São José dos Campos. Sem demonstrar pressa, o indivíduo remove a tampa do ponto de acesso e leva consigo o equipamento, que na verdade era um hidrante metálico. O síndico do condomínio afetado, Luciano Guimarães, explicou que o item é utilizado pelo Corpo de Bombeiros em situações de emergência.

Consequências imediatas para o condomínio

As consequências do furto foram sentidas imediatamente pelos moradores. O prédio ficou completamente sem água por um período, até que o problema pudesse ser reparado. Além da suspensão do fornecimento, o ato criminoso gerou um grande vazamento. De acordo com o síndico Luciano Guimarães, a estimativa é de que cerca de 10 mil litros de água tenham sido desperdiçados.

"Pelo que eu pude constatar, é um tipo de furto bastante comum em São José dos Campos. Conosco, aconteceu às 13h do sábado, em pleno dia", relatou o síndico. O serviço de água, após a intervenção necessária, foi restabelecido.

Investigação em andamento

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil assumiu a investigação do caso. Até o momento, ninguém foi preso. A Sabesp, companhia de saneamento do estado, foi contactada para se pronunciar sobre o ocorrido, mas não retornou aos pedidos de informação.

O caso serve como um alerta para a comunidade sobre esse tipo de crime, que, além do prejuízo material, afeta diretamente o bem-estar e a rotina dos moradores, além de causar um significativo desperdício de recursos hídricos.