Um homem de 35 anos, que utiliza cadeira de rodas, foi preso em flagrante por três vezes apenas no mês de novembro na capital cearense, acusado de cometer furtos e causar danos ao transporte público. A informação foi confirmada pelo Sindiônibus em entrevista à TV Verdes Mares nesta terça-feira (2).
Crimes repetidos e danos à acessibilidade
Carlos Jeferson Meneses da Silva tem um histórico de atuação criminosa que, segundo o sindicato, ultrapassa seis meses. De acordo com João Luís Maciel, gerente de operações do Sindiônibus, o indivíduo usa o ônibus como qualquer cidadão, mas aproveita para danificar os elevadores de acessibilidade e cortar cabos, sem motivo aparente.
"Mais de três motoristas já foram agredidos fisicamente por ele", afirmou Maciel. Apesar das denúncias e prisões em flagrante, o acusado tem sido liberado pela Justiça com a imposição de medidas cautelares, voltando a circular e, segundo as empresas, a cometer novos delitos.
Estratégias de prevenção e prejuízos coletivos
Para tentar coibir as ações, os motoristas adotaram um sistema de vigilância. Sempre que visualizam Carlos Jeferson em alguma rua, avisam ao terminal. Imediatamente, um supervisor é deslocado para o local para observar e, se necessário, acionar a Polícia Militar de forma imediata.
Os danos causados vão além do patrimônio. "Ele danifica o elevador de acessibilidade, prejudicando outras pessoas com mobilidade reduzida", lamentou o gerente. A reposição das peças é cara e nem sempre há estoque suficiente, o que agrava o problema para os demais usuários que dependem do equipamento.
Três flagrantes em menos de 30 dias
No dia 30 de novembro, Carlos Jeferson foi filmado furtando um ventilador de uma pizzaria no Bairro Jockey Club. Nas imagens, ele é visto levando o aparelho no colo enquanto conduz a cadeira de rodas.
Em 13 de novembro, o cadeirante foi detido suspeito de uma série de assaltos na avenida Augusto dos Anjos. Ele tentou roubar uma farmácia e um ônibus utilizando uma faca. Durante a ação no coletivo, arrancou a placa do veículo e jogou uma pedra contra o para-brisa.
Já no dia 3 de novembro, o primeiro flagrante do mês ocorreu quando ele foi capturado pelas câmeras de segurança furtando placas de um carro na avenida Oliveira Paiva, no Cidade dos Funcionários. Com ele, a polícia apreendeu outras placas veiculares furtadas em diferentes pontos de Fortaleza.
O Sindiônibus está reunindo todos os boletins de ocorrência para apresentar nas delegacias, na tentativa de encontrar uma solução definitiva para o caso, que tem gerado transtornos para trabalhadores do transporte e passageiros.