Lula assume compromisso contra violência doméstica após apelo de Janja
Lula assume luta mais dura contra violência à mulher

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso contundente sobre a violência de gênero no Brasil durante cerimônia em Pernambuco, nesta terça-feira (2). O chefe do Executivo revelou que o compromisso de intensificar a luta contra essa violência partiu de um apelo emocionado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.

Apelo emocionado da primeira-dama

Lula descreveu cenas de como a primeira-dama foi impactada por recentes casos de violência contra mulheres amplamente divulgados na mídia. "Eu acordei domingo para tomar café e, no café, a Janja começou a chorar. De noite, vendo Fantástico, Janja voltou a chorar. Ontem, voltou a chorar", contou o presidente.

Segundo seu relato, foi durante um voo, nesta terça-feira, que Janja fez o pedido direto: "Lula, assuma a responsabilidade de uma luta mais dura contra a violência do homem contra a mulher". O presidente questionou a brutalidade dos agressores: "O que está acontecendo na cabeça desse animal, que é tido como espécie animal mais inteligente do planeta terra, para tanta violência?".

Crítica à impunidade e dados alarmantes

Em sua fala, Lula citou casos recentes de grande repercussão, como o feminicídio em São Paulo em que o motorista atropelou e arrastou a vítima por cerca de um quilômetro. Ele também direcionou críticas ao sistema penal brasileiro, que, em sua visão, favorece a impunidade de agressores com recursos financeiros.

"Se o cara tiver dinheiro, como aquele que deu 60 socos na cara da mulher, se ele tiver dinheiro, fica dois anos preso e vai pra rua bater em outra mulher", argumentou. Em contrapartida, lamentou a situação de pessoas pobres que cometem pequenos delitos e não conseguem acesso à Justiça.

O discurso do presidente ecoa dados alarmantes. Informações divulgadas pela GloboNews nesta terça-feira apontam que a cidade de São Paulo registrou 53 feminicídios entre janeiro e outubro deste ano. Este é o maior número desde o início da série histórica, em abril de 2015.

Educação como pilar fundamental

Para além da punição, Lula destacou a importância da educação na formação de uma nova mentalidade. "Cada um de nós homens precisamos ser professor do outro. Cada um de nós temos que educar nossos filhos, nossos companheiros", afirmou.

O presidente fez um apelo direto aos homens: "Se não está bem com a companheira, seja grande. Não bata nela, se separe. Não aprisione uma pessoa, não seja malvado, não seja ignorante". Ele reforçou que a mudança cultural é essencial, pois "não existe pena para punir um cara desse porque até a morte é suave".

Cerimônia marca expansão da Refinaria Abreu e Lima

O pronunciamento ocorreu durante o evento que oficializou a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A cerimônia contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Segundo a estatal, o projeto de expansão representa um investimento de cerca de R$ 12 bilhões. A meta é adicionar 130 mil barris por dia à capacidade de processamento da refinaria, considerada a mais moderna da Petrobras.

Com a conclusão das obras, estimada para 2029, a Abreu e Lima passará a processar um total de 260 mil barris diários. A ampliação permitirá que a unidade atenda a 17% da demanda nacional de diesel e aumente a produção de outros derivados, como:

  • Gasolina
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
  • Nafta
  • Diesel S-10, com incremento estimado de 88 mil barris por dia

A expectativa do governo federal é que o aumento da produção nacional reduza a necessidade de importação desses produtos, fortalecendo a autonomia energética do país.