A cidade de Óbidos, localizada no oeste do Pará, deu início às atividades da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", que segue até 10 de dezembro. A mobilização tem como objetivo envolver toda a sociedade em discussões sobre prevenção, acolhimento e os diferentes tipos de violência de gênero.
Programação de abertura combina dança e informação
O início da campanha foi marcado por uma aula de dança seguida de uma roda de conversa que abordou os cinco tipos de violências que caracterizam a violência doméstica. A ação é realizada pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal da Mulher (Semm).
A psicóloga da Secretaria da Mulher, Cássia Rodrigues, explicou que a campanha vai além do atendimento às mulheres já assistidas pela Semm. "Vamos levar informação e conhecimento sobre o assunto para outros públicos, como estudantes e moradores da zona rural de Óbidos", destacou a profissional.
Expansão das ações para comunidades e escolas
Segundo Cássia Rodrigues, a estratégia inclui percorrer escolas e comunidades rurais, além de realizar outras atividades no auditório da secretaria. "Vamos falar sobre os cinco tipos de violência, trabalhando com elas onde podem denunciar e onde procurar a rede de apoio que temos a partir do acolhimento desses casos aqui na Secretaria da Mulher de Óbidos", afirmou.
A psicóloga alertou sobre a importância da iniciativa: "Nossa intenção é chamar a atenção da nossa sociedade para esse tipo de violência que, infelizmente, só cresce no nosso meio".
Participantes aprovam iniciativa e levam conhecimento
A dona de casa Jucenilda Monteiro, que participou da programação de abertura, ressaltou o valor das informações recebidas. "O que eu não tinha conhecimento, tô ganhando hoje com muitas informações que eu recebi. Agora eu também posso levar essas informações pra outras que não têm conhecimento nenhum sobre a violência contra a mulher e os nossos direitos", compartilhou.
A servidora pública Carla Galúcio, que participa regularmente das aulas de dança na Secretaria da Mulher, também esteve presente na palestra. "É muito importante participar porque eu vou poder compartilhar com as minhas amigas e colegas que passam por situações e têm medo de vir fazer denúncia. O conhecimento que tivemos aqui no momento da palestra foi importante pra gente conhecer os vários meios que a gente tem de comunicar esses crimes", declarou.
A campanha 16 Dias de Ativismo segue até 10 de dezembro com uma programação diversificada que inclui desde atividades físicas até discussões fundamentais sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de denúncia disponíveis no município.