Uma mulher de 32 anos foi conduzida à delegacia na manhã desta terça-feira (2) após uma denúncia grave: ela teria tentado trocar a própria filha, uma criança de 11 anos, por drogas e bebidas alcoólicas. O fato ocorreu em um posto de combustíveis localizado no bairro Maruípe, em Vitória, capital do Espírito Santo.
Detalhes da ocorrência no posto de combustível
De acordo com informações da Polícia Militar, uma equipe foi acionada para verificar a situação. Ao chegarem ao local, os militares colheram relatos de testemunhas que presenciaram a cena. As testemunhas afirmaram que a mulher estava sob efeito de bebidas alcoólicas e entorpecentes quando, em um momento de descontrole, ofereceu a criança a estranhos em troca de mais produtos para consumo.
Encaminhamentos e proteção à criança
Imediatamente, o Conselho Tutelar foi acionado para garantir a proteção da menor de idade, que foi retirada da situação de risco. A mãe foi levada pelos policiais até a Delegacia Regional de Vitória (DPJ de Vitória) para prestar esclarecimentos. Para preservar a identidade da criança, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o nome da mulher não foi divulgado.
Andamento do caso e investigações
A Polícia Civil informou que a suspeita foi ouvida e, em seguida, liberada. A autoridade policial não identificou, naquele momento, elementos suficientes para efetuar uma prisão em flagrante. O caso, no entanto, não foi arquivado e seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que dará continuidade aos trabalhos para apurar todos os detalhes e circunstâncias do ocorrido.
A situação, que chocou moradores da região, serve como um alerta para a importância da vigilância coletiva e da denúncia em casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes.