Um idoso de 80 anos, diagnosticado com Alzheimer, que estava desaparecido desde a última terça-feira (25) em Botucatu, no interior de São Paulo, foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (1º). O corpo de Francisco José dos Santos foi localizado em uma área rural do município vizinho de Pardinho.
Desaparecimento após consulta odontológica
Francisco foi visto pela última vez após sair de uma consulta odontológica no centro de Botucatu, no dia 25 de novembro. Por volta das 17h, ele telefonou para a esposa informando que estava voltando para a cidade de Tatuí, onde residia. No entanto, ele nunca chegou ao destino, dando início a um intenso trabalho de buscas.
Carro e pertences encontrados antes do corpo
As investigações ganharam um novo rumo no sábado (29), quando o carro do idoso foi encontrado trancado no meio de uma plantação de soja, também na zona rural de Pardinho. O veículo não apresentava sinais de arrombamento ou violência, mas tinha um pneu traseiro furado.
Nas proximidades do automóvel, os policiais localizaram um tênis que pertenceria a Francisco. O carro, o calçado e um celular foram recolhidos para perícia. A principal linha de investigação, desde o início, considerava a possibilidade de o idoso, devido à condição de Alzheimer, ter se desorientado após deixar o veículo.
Corpo é localizado e causa é investigada
O corpo foi finalmente encontrado na tarde de segunda-feira. Segundo a Polícia Civil, não havia sinais de violência no corpo, que estava sem roupa. A localização em uma área com água levanta a hipótese de afogamento. A suspeita inicial das autoridades é de que a morte tenha ocorrido há vários dias.
A causa oficial do óbito ainda será apurada através de investigação e exames periciais. O caso, que mobilizou equipes de busca, segue sob a responsabilidade da Polícia Civil, que trabalha para reconstituir os últimos passos do idoso.