Operação prende 7, incluindo influencer, e apreende Porsche e 20 motos em SP
Polícia prende 7 e apreende Porsche e motos em SP

Operação Zero Grau prende influenciadores e apreende veículos de luxo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (27) sete pessoas, incluindo o influenciador digital Gustavo Henrique Ramos Silva, de 20 anos, conhecido como Meno Kabrinha. A operação, batizada de Zero Grau, tinha como objetivo desarticular um grupo que utilizava redes sociais para organizar rolezinhos de motos na Zona Leste da capital paulista.

Prisões e apreensões

Além de Kabrinha, outros seis investigados foram detidos temporariamente pelo 30º Distrito Policial (DP), localizado no Tatuapé. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam um Porsche e pelo menos 20 motocicletas de alta cilindrada. Importante ressaltar que o veículo de luxo não pertence ao influenciador, mas sim a outro investigado.

Os crimes pelos quais os detidos são suspeitos incluem:

  • Associação criminosa
  • Racha (corridas ilegais)
  • Direção perigosa
  • Direção sem habilitação

Papel das redes sociais na investigação

Meno Kabrinha, que possui mais de 7 milhões de seguidores em duas contas no Instagram, era apontado pela polícia como um influenciador de grande alcance que atraía outros motoqueiros para cometer crimes. Em seu perfil, ele publicava vídeos e fotos mostrando manobras perigosas com motos, incluindo cenas onde aparecia empinando motocicletas sem capacete e descalço, além de veículos sem placas e em alta velocidade.

De acordo com o delegado Marcos Galli Casseb, titular do 30º DP, a investigação começou há aproximadamente duas semanas, quando vídeos e fotos nas redes sociais mostraram uma aglomeração de motoqueiros na Rua Emília Marengo, na Zona Leste de São Paulo.

"Eles cometem vários crimes de trânsito, como empinar motos, andar na contramão, bloqueiam vias, impedindo o direito de ir e ver de outros motoristas, colocando ainda as vidas de pedestres e motoristas em risco", explicou o delegado. "Fora a perturbação do sossego para a vizinhança, com barulho do acelerador e dos escapamentos".

Outros envolvidos e próximos passos

Além de Meno Kabrinha, foram presos na operação:

  • Ailton Lima Marques (autor de vídeos nos quais aparece mascarado)
  • Alexandre Silva Pessoa (presença constante nos eventos)
  • Kaik Mendes Lobo (participante ativo)
  • Lucas Rodrigues Ferreira (organizador principal dos eventos)
  • Nikolas Mendes Lobo (participante)
  • Ricardo Arabe Muniz de Almeida (participante e promotor de rifas pela internet)

"Prendemos os sete alvos investigados. Eles serão interrogados e poderão ser indiciados pelos crimes pelos quais estão sendo apurados", afirmou o delegado Casseb ao g1.

A polícia também solicitou à Justiça a suspensão das redes sociais de todos os investigados, argumentando que "eles integram uma associação criminosa que existe para a prática desses crimes de trânsito".

O 30º DP ainda vai investigar os alvos por suspeita de lavagem de dinheiro, já que alguns dos presos utilizam suas redes sociais para promover vendas de rifas online.

Vale lembrar que Meno Kabrinha já havia sido vítima de um episódio violento em 2023, quando foi baleado na cabeça durante um assalto no Guarujá, no litoral paulista.