Uma cena inusitada chamou a atenção da Polícia Rodoviária durante uma operação de fiscalização em Goiás. Um motociclista foi preso em flagrante após ser surpreendido circulando com uma placa de identificação totalmente artesanal - confeccionada manualmente com caneta esferográfica em um pedaço de papelão.
Flagrante Improvisado
O fato ocorreu na noite de quinta-feira (30), por volta das 23h, na GO-080, próximo à cidade de Goianápolis. Durante a abordagem de rotina, os policiais perceberam imediatamente que havia algo errado com a placa da motocicleta. Ao se aproximarem, constataram que se tratava de uma improvisação caseira.
As Irregularidades Encontradas
Além da placa falsa, a fiscalização revelou outros problemas graves:
- Documento do condutor estava totalmente irregular
- O motociclista não possuía habilitação para pilotar
- O veículo apresentava outras inconsistências documentais
Consequências Imediatas
Diante das evidências, o condutor foi preso em flagrante pelo crime de falsificação de documento público. A motocicleta foi removida do local e recolhida ao pátio do Detran-GO. O caso foi registrado como furto de placa, uma vez que o motociclista alegou que a placa original havia sido roubada.
O Que Diz a Lei
Utilizar placas falsas ou adulteradas constitui crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena que pode variar de dois a seis anos de prisão, além de multa. A infração administrativa também gera multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e resulta na apreensão do veículo.
O caso serve como alerta para outros condutores sobre as sérias consequências de tentar burlar a legislação de trânsito através de métodos improvisados e ilegais.