FAB destrói avião venezuelano suspeito de tráfico na Terra Yanomami
FAB destrói avião suspeito de tráfico em Roraima

A Força Aérea Brasileira realizou nesta quarta-feira (19) a destruição de um avião suspeito de envolvimento com tráfico de drogas que invadiu o espaço aéreo nacional vindo da Venezuela. O incidente ocorreu na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, uma das áreas mais sensíveis da Amazônia brasileira.

Interceptação por caças da FAB

Por volta das 7h da manhã, radares brasileiros detectaram a aeronave cruzando a fronteira com a Venezuela. Segundo informações oficiais da FAB, o avião voava sem plano de voo e não estabeleceu comunicação com os órgãos de controle aéreo brasileiros.

Diante do comportamento suspeito, caças foram acionados para interceptar a aeronave. Os pilotos militares tentaram em várias oportunidades estabelecer contato com o avião invasor e determinar que seguisse para um aeródromo indicado.

Pouso forçado e fuga do piloto

Mesmo após receber tiros de aviso dos caças brasileiros, o piloto manteve o curso da aeronave, que foi então reclassificada como "hostil". O avião só pousou ao chegar na região de Surucucu, utilizando uma pista de terra na área indígena.

Quando militares chegaram ao local em um helicóptero, o piloto já havia fugido para a mata. A inspeção no local revelou que a matrícula da aeronave estava adulterada, confirmando as suspeitas sobre atividades ilícitas.

Destruição da aeronave

Militares do Comando Conjunto Catrimani II realizaram a destruição completa do avião, seguindo os protocolos estabelecidos para proteção do espaço aéreo nacional e de áreas sensíveis como a Terra Yanomami.

As autoridades afirmam que a ação demonstra a efetividade do sistema de defesa aeroespacial brasileiro em combater atividades criminosas que tentam utilizar o território nacional para o tráfico de drogas.