Base Fluvial Candiru prende suspeito de tentativa de homicídio no Pará
Suspeito de homicídio preso pela Base Candiru no Pará

Operação fluvial resulta na prisão de suspeito de tentativa de homicídio

Agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), efetuaram na manhã de quarta-feira (26) a prisão preventiva de um homem acusado pelo crime de tentativa de homicídio.

A captura ocorreu durante uma diligência de rotina, quando a equipe realizava abordagem a uma embarcação que navegava pelo Rio Amazonas, no município de Óbidos, localizado na região oeste do estado do Pará.

Identificação e confirmação do mandado

O indivíduo foi identificado a bordo da embarcação "Ferry Boat Imperador", que havia partido de Manaus, capital do Amazonas, com destino ao município paraense de Alenquer.

Durante as revistas pessoais realizadas pelos agentes, foram confirmadas as informações contidas no mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Jacareacanga, município do sudoeste paraense.

O investigado foi conduzido para a realização dos procedimentos cabíveis e já se encontra à disposição da Justiça.

Eficiência operacional e compromisso com a segurança

O cumprimento da ordem judicial pelas equipes de segurança pública demonstra o trabalho contínuo de fiscalização e abordagem a embarcações nos rios do Pará, garantindo o cumprimento da lei, a desarticulação de ações criminosas e a segurança da população em comunidades próximas a essas áreas fluviais.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a prisão evidencia a seriedade do Estado no enfrentamento à criminalidade.

"Esta ação demonstra a importância crucial da Base Fluvial no combate à criminalidade, garantindo o cumprimento da lei, a proteção da sociedade que mora ou utiliza os rios como rota de transporte, e reforça o compromisso com a segurança pública em todas as regiões do Pará", afirmou o secretário.

Machado ressaltou ainda que "a presença e atuação efetiva da Base 'Candiru' tem sido indispensável para a identificação de pessoas envolvidas em alguma prática criminosa, e que de algum forma estejam fugindo da Justiça, e ainda para prender em flagrante aqueles que insistem em cruzar os rios com materiais ilícitos, como para o tráfico de drogas".