Operação fiscaliza 50 postos de combustíveis na Grande Natal
Fiscalização em 50 postos de combustíveis no RN

Operação Integração fiscaliza postos de combustível na Grande Natal

Uma ampla operação de fiscalização percorreu 50 postos de combustíveis na região da Grande Natal entre os dias 24 e 28 de novembro. A ação, batizada de Operação Integração, teve como principal objetivo combater fraudes tributárias, financeiras e proteger os consumidores.

Órgãos envolvidos e suas responsabilidades

A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Gaesf), do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Durante as abordagens, cada órgão teve funções específicas:

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) ficou responsável por analisar a qualidade do combustível comercializado e verificar o funcionamento correto das bombas de abastecimento.

Já a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) concentrou seus esforços em examinar se os estabelecimentos estavam realizando o adequado recolhimento de impostos, combatendo assim possíveis fraudes tributárias.

Resultados e próximos passos

De acordo com o promotor de Justiça Augusto Lima, alguns postos já receberam notificações para regularizar irregularidades identificadas. "Alguns postos já foram notificados para suprir algumas irregularidades. Os dados serão compilados pelo grupo interinstitucional e serão tomadas algumas providências", afirmou o representante do Ministério Público.

Os dados específicos sobre as irregularidades encontradas ainda não foram divulgados oficialmente. A operação contou também com a participação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), através das Polícias Militar e Civil.

A fiscalização continuará de forma permanente, com inspeções surpresa nos estabelecimentos, sem aviso prévio. A iniciativa faz parte de uma ação nacional articulada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), demonstrando o caráter integrado do combate a irregularidades no setor de combustíveis.