Alfonso Herrera na COP30: ator usa fama para dar voz a refugiados climáticos
Alfonso Herrera na COP30 defende refugiados climáticos

O ator mexicano Alfonso Herrera, conhecido mundialmente por interpretar Poncho na novela Rebelde, está participando da COP30 em Belém como embaixador da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O artista foi recebido com entusiasmo por fãs surpresos ao vê-lo na zona azul da conferência climática.

Missão humanitária na COP30

Em entrevista exclusiva, Herrera explicou que veio à conferência com um propósito claro: usar sua fama para dar voz aos milhões de refugiados em situação de vulnerabilidade em todo o mundo. O ator destacou a conexão crítica entre deslocamento forçado e crise climática.

"Quero dar voz aos refugiados, pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade tremenda, que quando combinada com a crise climática, é uma dupla vulnerabilidade", afirmou Herrera durante a conversa.

Experiência internacional com refugiados

Há sete anos atuando como embaixador do ACNUR, Alfonso Herrera já visitou diversos países afetados por crises humanitárias, incluindo Uganda e Ucrânia. Sua missão é mostrar as histórias reais por trás das estatísticas discutidas nas negociações diplomáticas.

O ator enfatizou que cerca de 120 milhões de pessoas estão deslocadas forçadamente no mundo, conforme dados da agência da ONU. Desse total, três quartos sofrem diretamente os efeitos devastadores da crise climática, enfrentando fome e instabilidade econômica.

Impacto nos países do sul global

Herrera chamou atenção para o fato de que nações em desenvolvimento, que formam o sul global, serão as mais afetadas pelas mudanças climáticas. Ele citou especificamente Honduras e Brasil como exemplos de países já sentindo os impactos.

"Honduras é um país que está sendo tremendamente afetado pela crise climática. O Brasil também está sendo afetado pela crise climática e acredito que a ideia é também integrar os refugiados à conversa, integrá-los às políticas públicas dos países anfitriões", explicou.

Emoção com mobilização jovem

O ator se disse emocionado ao ver a participação massiva de jovens na cúpula em Belém. "Me emociona muito estar em um auditório com 250 pessoas tentando plantar uma semente importante, algo mais do que apenas um estádio lotado", compartilhou.

Herrera também expressou seu carinho pelo Brasil, lembrando de sua última visita ao país durante uma turnê com o grupo RBD. "É maravilhoso interagir com as pessoas. O calor e o carinho do povo brasileiro são incríveis", finalizou o ator, demonstrando satisfação por estar novamente no território brasileiro.