Quatro jovens desaparecem em SC: um de Araraquara e três do Sul de Minas
Quatro jovens desaparecem em São José, Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o desaparecimento de quatro jovens na cidade de São José, região da Grande Florianópolis. O grupo, composto por um rapaz de Araraquara (SP) e três amigos naturais do Sul de Minas Gerais, foi visto pela última vez na madrugada do último domingo (28). Desde então, familiares e amigos não tiveram mais notícias, e as autoridades buscam por pistas que possam esclarecer o paradeiro dos homens.

Detalhes do desaparecimento e perfil dos jovens

Entre os desaparecidos está Pedro Henrique Prado de Oliveira, de 19 anos, natural de Araraquara. Ele havia se mudado para Santa Catarina há aproximadamente três meses em busca de melhores oportunidades de trabalho. No estado, dividia um apartamento no bairro Barreiros, em São José, com os outros três amigos: Daniel Luiz da Silveira (28 anos), Bruno Máximo da Silva (28 anos) e Guilherme Macedo de Almeida (20 anos). Daniel e Bruno são de Guaxupé, enquanto Guilherme é de Guaranésia, ambas cidades mineiras.

Imagens de câmeras de segurança da região registraram o grupo caminhando na madrugada de domingo, após saírem do imóvel. No entanto, esse foi o último registro da movimentação dos jovens. Um vizinho notou a ausência e, ao perceber que o apartamento estava aberto e sem movimentação por dois dias, acionou as autoridades.

Cenário intrigante e apelo das famílias

O cenário encontrado no apartamento aumentou a preocupação. O local foi localizado destrancado, com janelas abertas e comida sobre o fogão. Pertences pessoais dos rapazes, como carregadores de celular ainda conectados às tomadas, foram deixados para trás, indicando uma saída apressada ou com a intenção de um rápido retorno.

A mãe de Pedro, Silvia Aparecida do Prado, relatou ter conversado com o filho por videochamada no sábado (27). Ela descreve um jovem sonhador, com planos de crescimento profissional e de levar a família para Santa Catarina no futuro. Em meio à angústia, Silvia fez um apelo emocionado: "Eu espero encontrar com meu filho. Eu espero, eu só peço que se chegar até eles, eu preciso ver meu filho, eu preciso dar um abraço nele, sabe? Vivo ou morto, o que for, eu quero meu filho do meu lado".

Investigação em andamento e como ajudar

O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina. A Polícia Civil informou que nenhuma hipótese sobre o sumiço foi descartada e as investigações seguem em todas as frentes. O projeto SOS Desaparecidos, da Polícia Militar catarinense, também atua nas buscas e divulgou as fotos dos rapazes para ampliar o alcance das investigações.

Familiares dos jovens mineiros já viajaram para Florianópolis para acompanhar de perto o andamento das buscas. A polícia solicita que qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro de Pedro Henrique, Daniel, Bruno ou Guilherme entre em contato imediatamente através do telefone 181 da Polícia Civil de Santa Catarina ou diretamente com o canal do SOS Desaparecidos.