Assalto ousado ao pátio do Detran em Cariacica
Um grupo de aproximadamente 17 criminosos armados invadiu o pátio contratado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) em Cariacica, na Grande Vitória, no domingo (23). Os bandidos renderam o vigilante e o responsável pelo guincho antes de fugir com doze motocicletas que estavam apreendidas no local.
Operação policial recupera veículos e prende suspeitos
Após o crime, a Polícia Militar realizou buscas intensivas na região e conseguiu recuperar onze das doze motocicletas roubadas. Três suspeitos foram detidos durante a operação: um adolescente de 17 anos e dois homens de 20 e 23 anos. Segundo as investigações, todos confessaram participação no roubo.
Os criminosos mais velhos foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e uso de arma de fogo. Eles também responderão por corrupção de menores e foram encaminhados ao sistema prisional. O adolescente foi levado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei.
Histórico de vulnerabilidade do local
Testemunhas relataram que o pátio funciona há menos de três meses no local e que já havia rumores sobre tentativas anteriores de assalto. "Não tem nem três meses que está funcionando ali. Eu já tinha ouvido falar que já teve assalto inclusive e fiquei bastante assustado", contou uma testemunha que preferiu não se identificar.
Um morador que presenciou parte da ação descreveu: "Vi um rapaz abordando o motorista de guincho do pátio, pedindo para entregar o que tinha. Depois, eu vi também vários assaltantes saindo dali de dentro. A média que eu consegui contar foram de seis a sete assaltantes, armados e encapuzados".
O Detran-ES revelou que houve uma tentativa de invasão no mesmo pátio na quinta-feira anterior (20), mas que foi impedida pela segurança. Após esse episódio, a empresa responsável teria reforçado o policiamento com agentes armados.
O órgão informou ainda que acompanha o caso para verificar possível descumprimento contratual por parte da empresa, já que os pátios contratados são obrigados a manter videomonitoramento 24 horas e seguro para eventualidades como roubo.
O caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), que apura a organização criminosa por trás do assalto.