Roubo no Detran-ES: 17 criminosos roubam 12 motos em Cariacica
Criminosos roubam 12 motos do pátio do Detran em Cariacica

Assalto ousado ao pátio do Detran em Cariacica

Um grupo de aproximadamente 17 criminosos armados invadiu o pátio contratado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) em Cariacica, na Grande Vitória, no domingo (23). Os bandidos renderam o vigilante e o responsável pelo guincho antes de fugir com doze motocicletas que estavam apreendidas no local.

Operação policial recupera veículos e prende suspeitos

Após o crime, a Polícia Militar realizou buscas intensivas na região e conseguiu recuperar onze das doze motocicletas roubadas. Três suspeitos foram detidos durante a operação: um adolescente de 17 anos e dois homens de 20 e 23 anos. Segundo as investigações, todos confessaram participação no roubo.

Os criminosos mais velhos foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e uso de arma de fogo. Eles também responderão por corrupção de menores e foram encaminhados ao sistema prisional. O adolescente foi levado para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei.

Histórico de vulnerabilidade do local

Testemunhas relataram que o pátio funciona há menos de três meses no local e que já havia rumores sobre tentativas anteriores de assalto. "Não tem nem três meses que está funcionando ali. Eu já tinha ouvido falar que já teve assalto inclusive e fiquei bastante assustado", contou uma testemunha que preferiu não se identificar.

Um morador que presenciou parte da ação descreveu: "Vi um rapaz abordando o motorista de guincho do pátio, pedindo para entregar o que tinha. Depois, eu vi também vários assaltantes saindo dali de dentro. A média que eu consegui contar foram de seis a sete assaltantes, armados e encapuzados".

O Detran-ES revelou que houve uma tentativa de invasão no mesmo pátio na quinta-feira anterior (20), mas que foi impedida pela segurança. Após esse episódio, a empresa responsável teria reforçado o policiamento com agentes armados.

O órgão informou ainda que acompanha o caso para verificar possível descumprimento contratual por parte da empresa, já que os pátios contratados são obrigados a manter videomonitoramento 24 horas e seguro para eventualidades como roubo.

O caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), que apura a organização criminosa por trás do assalto.