Vereador da Serra é detido após invadir casa da ex, agredir namorado e ameaçar PMs
Vereador invade casa da ex, agride namorado e ameaça PMs

Um vereador da cidade da Serra, na Grande Vitória, foi detido na madrugada deste domingo (15) após uma série de atos violentos e de resistência à autoridade policial. O parlamentar, identificado como Marlon Fred Oliveira Matos, de 41 anos, invadiu a casa da família de sua ex-namorada, agrediu o atual companheiro dela e, posteriormente, ameaçou os policiais militares que atenderam à ocorrência.

Invasão e agressão motivadas pelo fim do relacionamento

De acordo com o Boletim Unificado da Polícia Militar, o vereador pulou o muro da residência localizada no bairro Alterosas por volta das 3h44, acessando o segundo piso. Os motivos para a ação seriam a não aceitação do fim do relacionamento com a ex-companheira. No local, ele começou a gritar e a ameaçar os moradores.

A ex-cunhada de Marlon Fred relatou aos policiais que a família vive coagida pelas atitudes do parlamentar. Ela afirmou que a irmã, ex-namorada do acusado, também é vítima de violência psicológica e cogita se mudar para Minas Gerais para se afastar definitivamente dele.

O atual namorado da ex-companheira do vereador foi atingido com socos e chutes durante a invasão. Conforme o registro policial, a vítima revidou às agressões sofridas.

Confronto e resistência durante a prisão

Ao chegarem ao local, os policiais militares encontraram um cenário de confronto. Marlon Fred se recusou a sair da casa e passou a ameaçar os agentes. Durante a tentativa de prisão, houve luta corporal, com o vereador desferindo socos contra os policiais.

Um soldado da PM ficou ferido no olho esquerdo após ser atingido pelo parlamentar. Para conter a resistência, os militares utilizaram uma arma de choque, aplicada na região do tórax de Marlon Fred, para conseguir algemá-lo.

O boletim aponta que o vereador apresentava inchaço e escoriações no rosto, tórax, braços e pernas, mas se recusou a receber atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Apesar da recusa, os policiais entraram em contato com a UPA de Castelândia, e ele foi examinado no local.

Ameaças de usar influência política contra os PMs

Já dentro da viatura, a caminho da delegacia, o vereador voltou a ameaçar os policiais, utilizando palavras de baixo calão. Conforme o registro, Marlon Fred afirmou que gastaria "até um milhão de reais para tirar os militares da polícia". Ele também teria dito que "movimentaria toda sua influência para acabar com a vida dos militares".

Natural de Montes Claros, em Minas Gerais, Marlon Fred Oliveira Matos foi reeleito vereador da Serra em 2024, com 4.370 votos. Por se tratar de uma autoridade pública, o caso foi comunicado ao comandante-geral da PM-ES, coronel Douglas Caus, e ao secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno.

O vereador Agente GCM Dias compareceu à Delegacia Regional da Serra a pedido do presidente da Câmara Municipal, William Miranda, assim como a equipe do parlamentar detido. O caso foi registrado como crime contra a pessoa, com base na Lei Maria da Penha.

Até a última atualização desta reportagem, o vereador ainda aguardava na delegacia para prestar depoimento. O espaço para manifestação da defesa do parlamentar permanece aberto.