O vereador recifense Júnior de Cleto, filiado ao PSB, foi vítima de um assalto violento na madrugada desta quinta-feira, 4 de julho. O crime ocorreu no bairro da Linha do Tiro, localizado na Zona Norte da capital pernambucana, e resultou no roubo do seu carro e de pertences pessoais.
Cena do crime foi registrada por câmeras de segurança
O momento exato do assalto foi capturado por um circuito de vigilância. As imagens, gravadas por volta das 0h56, mostram um veículo branco estacionado na rua sendo abordado por dois criminosos em uma motocicleta.
Um dos homens desce da moto portando uma arma e se dirige ao carro, enquanto o comparsa estaciona a moto um pouco mais adiante, na mesma via. O vereador e outro homem que estava dentro do carro foram rendidos pelos bandidos.
Nas filmagens, é possível ver uma das vítimas saindo correndo do local, enquanto a outra é revistada pelo criminoso armado. Logo após o roubo, os assaltantes deixam o local com o carro do parlamentar.
Trauma e sensação de insegurança na comunidade natal
Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, Júnior de Cleto expressou desespero e revolta com a situação. “Levaram o nosso veículo, nossos pertences, e eu fiquei muito desesperado. Passei uma noite muito turbulenta, mas a gente já está se regenerando”, relatou o vereador.
Ele destacou que o episódio foi especialmente traumático por ter acontecido justamente na comunidade onde cresceu e foi criado. O político afirmou que a sensação de insegurança atingiu um patamar alarmante, mesmo em locais familiares.
“Esse trauma vai seguir para a vida, mas a sensação de insegurança a gente sabe que está muito grande, até nas comunidades, no lugar onde eu nasci, onde eu fui criado. Jamais imaginava que isso iria acontecer na comunidade comigo, mas aconteceu”, desabafou Cleto.
Investigação policial e apelo por segurança
O g1 Pernambuco entrou em contato com a Polícia Civil para obter informações sobre a abertura de investigações e possíveis desdobramentos do caso. No entanto, até o fechamento desta matéria, a corporação não havia se pronunciado sobre o ocorrido.
O assalto a um representante público em uma área central da cidade reacende o debate sobre a segurança pública no Recife. O caso ilustra a vulnerabilidade até mesmo de figuras conhecidas, gerando comoção e questionamentos sobre as políticas de combate à criminalidade urbana.