Prisão do ex-presidente gera impacto imediato no exterior
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado, 23 de novembro de 2025, para cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O político foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, em operação que rapidamente ganhou destaque na mídia internacional.
Mídia global acompanha caso com atenção
Veículos de comunicação de todo o mundo noticiaram a prisão do ex-mandatário brasileiro. A agência norte-americana Associated Press destacou um aspecto incomum da decisão: a emissão do mandado de prisão em um sábado, algo que according à publicação só ocorre "quando há riscos de segurança envolvidos".
O britânico The Guardian ressaltou a especulação que tomou conta do Brasil nos últimos dias sobre a possibilidade da prisão de Bolsonaro. O jornal mencionou que aliados do ex-presidente manifestaram indignação com a perspectiva de ele ser enviado para o complexo penitenciário de segurança máxima conhecido como Papuda.
Justificativas legais para a prisão
A France 24 deu destaque de manchete ao evento, enquanto a Reuters abordou a prisão sob a perspectiva do risco de fuga do ex-presidente. As coberturas internacionais convergiram ao apontar o ministro Alexandre de Moraes como o autor da decisão que resultou na prisão do ex-chefe do Executivo brasileiro.
O fato de a operação ter sido realizada em um final de semana chamou a atenção de observadores internacionais, que acompanham os desdobramentos políticos e judiciais no Brasil. A rapidez da repercussão global demonstra o interesse que o caso desperta além das fronteiras nacionais.