Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado em festa de Carnaval em Minas Gerais
Homem com tornozeleira é flagrado em Carnaval em MG

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado em festa de Carnaval em Minas Gerais

Um homem de 30 anos, que usava tornozeleira eletrônica e deveria estar recolhido em sua residência na cidade de Corinto, foi localizado pela Polícia Militar enquanto participava de um evento de Carnaval em Pirapora, na última segunda-feira (17). A operação policial, realizada durante as festividades, também resultou na prisão de quatro foragidos da Justiça nas cidades de Várzea da Palma e Buritizeiro, na região do Grande Minas.

Descumprimento das regras de monitoramento

Segundo informações da Polícia Militar, o homem com a tornozeleira eletrônica foi encontrado na Praça dos Cariris, em Pirapora, violando as determinações judiciais. As regras impostas para o uso do equipamento de monitoramento estabeleciam que ele poderia sair de casa apenas para atividades como trabalho, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e deveria permanecer em seu endereço aos sábados, domingos e feriados, incluindo o período do Carnaval.

O indivíduo foi conduzido à sede do 55º Batalhão da PM, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, medida aplicada em crimes de menor potencial ofensivo. Ele se comprometeu a comparecer perante a Justiça e foi liberado em seguida, mas poderá enfrentar consequências pelo descumprimento das condições impostas.

Prisão de foragidos da Justiça

Além desse caso, a operação da Polícia Militar resultou na captura de quatro foragidos da Justiça. Em Várzea da Palma, dois homens, de 20 e 36 anos, foram detidos após abordagem policial que constatou a existência de ordens judiciais de prisão contra eles. Ambos tinham condenação por furto e estavam em situação de foragidos.

Já em Buritizeiro, durante patrulhamento preventivo, os militares abordaram dois homens, de 40 e 36 anos. O mais jovem deles, de 36 anos, era egresso do sistema prisional e também estava foragido da Justiça. Todos os quatro detidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Pirapora, onde aguardam as devidas providências legais.

Operação de segurança durante o Carnaval

A ação faz parte das medidas de segurança implementadas pela Polícia Militar durante o período carnavalesco na região do Grande Minas. O objetivo é garantir a ordem pública e coibir atividades ilegais, como a presença de indivíduos com mandados de prisão em aberto ou que descumpram medidas judiciais, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.

Essas operações destacam a importância do monitoramento e da fiscalização em eventos de grande concentração de pessoas, como o Carnaval, para prevenir crimes e assegurar a aplicação da lei.