Uma operação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) resultou na apreensão de uma grande carga de smartphones de alto valor na tarde desta quinta-feira (18). A ação ocorreu na BR-369, na cidade de Campo Mourão, localizada na região centro-oeste do estado do Paraná.
Operação de inteligência e abordagem de risco
De acordo com informações divulgadas pela corporação, a interceptação do caminhão foi possível graças a dados fornecidos pelo setor de inteligência da polícia. Os agentes foram alertados sobre um veículo que realizava ultrapassagens forçadas e em locais proibidos, colocando em risco a segurança de outros motoristas que trafegavam pela rodovia.
Quando abordado pelos policiais, o motorista, um homem de 43 anos, demonstrou nervosismo e começou a fornecer versões contraditórias sobre o conteúdo que transportava. O comportamento suspeito foi determinante para que os agentes procedessem com uma vistoria mais detalhada no veículo.
Carga escondida e origem do contrabando
Durante a revista, os policiais descobriram que a carga legal, composta por potes, garrafas e bandejas de plástico, servia de camuflagem. Escondidos no meio desses utensílios domésticos, foram encontrados 2.985 aparelhos iPhone, todos sem nota fiscal.
O condutor informou à polícia que a viagem tinha início em Foz do Iguaçu, cidade na fronteira com o Paraguai, e destino final na cidade de São Paulo, onde a mercadoria iria ser entregue. A rota é comumente associada a operações de contrabando e descaminho de eletrônicos.
Consequências e prisão em flagrante
Diante das evidências, o motorista foi preso em flagrante pela prática do crime de descaminho, que consiste em importar ou exportar mercadoria sem o pagamento dos tributos devidos. A polícia também confirmou que o homem já tem passagem policial por crimes de contrabando.
Além dos quase três mil celulares, também foram apreendidos o caminhão utilizado no transporte e o celular pessoal do motorista. Toda a carga apreendida foi encaminhada para a Receita Federal na cidade de Maringá, para os devidos procedimentos fiscais. O preso foi levado para a delegacia da Polícia Federal.
A operação reforça o trabalho de fiscalização nas rodovias do Paraná e a atuação integrada entre o setor de inteligência e as equipes de rua no combate a crimes contra a ordem tributária e econômica.