Uma organização criminosa especializada em furtos de maquinários agrícolas foi desmantelada pela Polícia Civil em uma operação realizada nesta segunda-feira (28) no Noroeste Paulista. Onze integrantes do grupo foram presos, incluindo o líder da quadrilha.
Operação apreende veículos e equipamentos
Durante as ações, os policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São José do Rio Preto, Bady Bassitt, Ipiguá e Mirassol. A operação resultou na apreensão de diversos itens, incluindo:
- Três caminhões
- Dois carros
- Uma motocicleta
- Dois tratores
- Uma colheitadeira
- Três implementos agrícolas
Modus operandi da quadrilha
De acordo com as investigações, a quadrilha atuava de forma organizada e especializada no furto de equipamentos agrícolas de alto valor. O grupo era suspeito de cometer crimes em várias cidades da região noroeste do estado de São Paulo.
Os investigadores identificaram que os criminosos clonavam os maquinários para dificultar o rastreamento e posterior localização pelas autoridades. A adulteração das identificações dos equipamentos era uma prática comum do grupo.
Investigção de seis meses
As investigações que levaram à operação desta segunda-feira começaram há aproximadamente seis meses, conforme informou o delegado Marcelo Batista, titular do 1º DP de São José do Rio Preto.
"Conseguimos identificar todos os integrantes e o líder da organização", afirmou o delegado, destacando o trabalho minucioso da equipe de investigação.
Prisões e andamento do caso
Os onze presos foram levados para o presídio de Mirassol, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado, receptação e associação criminosa.
A operação representa um significativo golpe no crime organizado que atua contra o setor agrícola, um dos mais importantes da economia da região noroeste paulista.