A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (11) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas que utilizava substâncias provenientes da Suécia para adulterar cocaína no interior de São Paulo.
Operação Conexão Sueca
Batizada de "Conexão Sueca", a ação policial cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de duas mulheres nas cidades de Jardinópolis e Igaraçu do Tietê, ambas no estado de São Paulo. Os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica.
As investigações que levaram à operação tiveram início em julho de 2022, quando a Receita Federal identificou e reteve um pacote suspeito em Curitiba, no Paraná. A partir dessa interceptação, os investigadores descobriram que o mesmo endereço em Jardinópolis que foi alvo das buscas nesta terça-feira estava cadastrado como sede de uma transportadora.
Empresa de fachada e esquema internacional
Segundo as apurações da Polícia Federal, a existência de uma empresa de transportes no local pode indicar a criação de uma empresa de fachada para facilitar o recebimento das substâncias utilizadas para diluir a cocaína. O esquema utilizava os serviços dos Correios para fazer chegar os produtos da Suécia até o interior paulista.
As duas mulheres investigadas deverão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, que prevê pena de até 25 anos de reclusão. Até o momento, ninguém foi preso em flagrante, mas os investigados permanecem sob acompanhamento das autoridades.
Equipamentos apreendidos e próximos passos
Durante as buscas, os policiais federais recolheram diversos equipamentos eletrônicos que podem conter provas importantes sobre a extensão do esquema criminoso. Esses materiais passarão por análise pericial minuciosa para identificar possíveis colaboradores e a real dimensão da organização.
A operação representa um duro golpe em uma rota internacional de substâncias utilizadas para adulterar entorpecentes, demonstrando a atuação integrada da Polícia Federal e Receita Federal no combate ao crime organizado transnacional.