Polícia prende 7 por usar viaturas clonadas no transporte de drogas
7 presos por usar viaturas clonadas para drogas

Operação desmantela esquema de transporte de drogas com viaturas falsas

A Polícia Civil do Paraná prendeu sete integrantes de uma organização criminosa especializada em transportar drogas usando viaturas clonadas de órgãos públicos. A operação, realizada nesta terça-feira (25), cumpriu 13 mandados judiciais em quatro cidades do Paraná e Santa Catarina.

Esquema sofisticado para burlar a fiscalização

De acordo com as investigações, o grupo utilizava veículos adulterados com adesivos e símbolos oficiais para simular viaturas da Polícia Científica do Paraná, Receita Federal e até da Itaipu Binacional. Essa artimanha facilitava o transporte de entorpecentes pelas rodovias sem despertar suspeitas.

O esquema movimentou aproximadamente 1,5 tonelada de drogas, incluindo maconha e cocaína. Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Joinville.

Investigação começou com apreensão na BR-277

As apurações tiveram início em junho de 2025, após a apreensão de 762 quilos de maconha em um veículo caracterizado irregularmente como viatura da Polícia Científica. O episódio ocorreu na BR-277, em Balsa Nova, quando o motorista desobedeceu ordem de parada da PRF, bateu o carro e fugiu.

O delegado Victor Loureiro explicou que "a partir desse fato, identificamos uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas, responsável por diversos transportes ilícitos". A fase atual da operação mira especialmente as pessoas responsáveis por acompanhar e proteger a carga no trajeto entre Foz do Iguaçu e Curitiba.

Outras apreensões durante as investigações

Durante os trabalhos investigativos, a polícia identificou outros quatro episódios de transporte de drogas usando a mesma metodologia:

  • Abril de 2025: Apreensão de 562 quilos de maconha em Guarapuava em veículo com placas falsas e identificação do Governo Federal
  • Maio de 2025: Uso de veículo falsificado como viatura do Instituto de Criminalística no trajeto Foz-Curitiba
  • Agosto de 2025: PRF apreendeu 153 quilos de cocaína em caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal, resultando na prisão de dois paraguaios
  • Novembro de 2025: Mais de uma tonelada de maconha encontrada em Assis Chateaubriand em veículo com símbolos simulados da Itaipu Binacional

A operação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e utilização de cães farejadores. Segundo a Polícia Civil, participaram dos episódios motoristas, financiadores e responsáveis pela logística, usando rotas e veículos semelhantes, caracterizando uma organização criminosa estruturada.