Ataque a tiros perto da Casa Branca: suspeito é afegão de 29 anos
Ataque perto da Casa Branca: suspeito é afegão

Ataque a tiros abala área turística próxima à Casa Branca

Um ataque a tiros ocorrido nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, deixou dois membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos gravemente feridos em uma movimentada área turística a poucos quarteirões da Casa Branca. O incidente aconteceu na véspera do Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes do país.

Suspeito identificado e detido

De acordo com informações do jornal The New York Times, que conversou com uma fonte familiarizada com a investigação, o suspeito do ataque é um homem do Afeganistão com 29 anos de idade. O indivíduo também teria sido ferido durante o confronto e foi detido pelas autoridades.

Autoridades americanas confirmaram que o suspeito foi detido e todas as evidências iniciais indicam que ele agiu sozinho. O diretor do FBI, Kash Patel, em declaração à imprensa, afirmou que os dois militares baleados encontram-se em estado crítico.

Confusão inicial sobre estado das vítimas

O incidente gerou confusão inicial sobre a condição dos militares feridos. O governador da Virgínia Ocidental, Patrick Morrisey, chegou a afirmar que os dois membros da Guarda Nacional teriam morrido em decorrência dos ferimentos.

Entretanto, minutos depois, o governador voltou atrás em sua declaração, explicando que havia recebido "relatos conflitantes sobre o caso". A correção trouxe alívio, mas a gravidade do estado dos militares mantém a tensão sobre o ocorrido.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o que pode ter motivado o ataque. A investigação segue em andamento sob a coordenação do FBI, que trabalha para esclarecer todas as circunstâncias do caso.