Marinha da Colômbia apreende 208 kg de cocaína em navio para Europa
208 kg de cocaína encontrados em navio na Colômbia

Operação submarina impede tráfico de 208 kg de cocaína para Europa

Em uma operação realizada no principal porto do Pacífico colombiano, a Marinha da Colômbia anunciou a apreensão de 208 kg de cloridrato de cocaína que estavam escondidos no casco de um navio mercante com destino à Europa. A descoberta ocorreu durante uma inspeção subaquática realizada nesta segunda-feira (18).

Como foi descoberto o carregamento ilegal

Mergulhadores da Estação da Guarda Costeira de Buenaventura encontraram sete sacos lacrados contendo a droga, que estavam presos à parte inferior da embarcação. As imagens da apreensão foram divulgadas pela Força Naval do Pacífico em publicação na rede social X.

Segundo a Marinha colombiana, a operação impediu que mais de 521 mil doses da substância ilícita chegassem ao mercado europeu. O valor estimado do carregamento superava US$ 10 milhões, representando um duro golpe nas finanças de organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico.

Contexto de combate ao narcotráfico

Esta apreensão ocorre poucos dias após outra grande operação da Marinha colombiana, que resultou no confisco de mais de 7 toneladas de drogas em duas lanchas rápidas e um "narcossubmarino" no Oceano Pacífico.

O anúncio também segue as recentes sanções impostas pelos Estados Unidos contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o ministro do Interior, Armando Benedetti, por suposto apoio do país ao "tráfico global de drogas".

Em resposta às acusações, Petro afirmou em publicação no X que seu governo reduziu as taxas de crescimento do cultivo de folhas de coca no país, demonstrando avanços na política de combate às drogas.