
Numa época em que até o tiozão da padaria tem WhatsApp, a delegacia de Santo Antônio de Pádua — aquela cidade do interior do RJ que todo mundo acha que só tem café com pão de queijo — decidiu botar ordem no mundo virtual. E olha que não é brincadeira: os golpes digitais estão mais criativos que roteiro de novela das nove.
O bicho tá pegando (no celular)
Pensa num negócio que cresce mais rápido que mato no quintal abandonado: é o número de pessoas levando golpe pela internet. Só no primeiro semestre deste ano, a delegacia local já registrou mais casos do que em todo 2024 — e olha que estamos em agosto!
A delegada-chefe, que prefere não aparecer (afinal, bandido bom é bandido que não sabe quem é ela), soltou o verbo: "Tá todo mundo achando que só acontece com os outros, até o dia que cai no conto do vigário digital". E não é que ela tem razão?
Os golpes da moda
- Falso sequestro: Seu filho nunca liga, mas quando liga é um bandido dizendo que sequestrou ele? Cuidado!
- Pix do amor: Namorado(a) virtual pedindo dinheiro? Melhor dar unfollow nesse amor.
- Loteria falsa: Se você não jogou, como que ganhou? Matemática básica, gente!
E tem mais — muito mais. A lista é tão grande que dá até preguiça de contar. Mas a polícia não tá com essa folga não.
Mão na massa (e no teclado)
A campanha — batizada carinhosamente de "Não Caia na Rede" — vai desde cartazes coloridos até palestras nas escolas. Sim, porque criança hoje em dia nasce com celular na mão, mas não nasce sabendo que internet também tem perigo.
E olha o detalhe: tão ensinando os idosos também. Afinal, vovô e vovó que mal sabem desbloquear a tela do smartphone são alvo fácil desses pilantras digitais.
Dica quente: Se receber mensagem suspeita, melhor apagar que nem conversa de ex. E se for urgente mesmo, liga pra pessoa — não manda áudio!
E aí, vai ficar de fora?
A próxima palestra tá marcada pro dia 25, na câmara municipal. E olha que legal: tão distribuindo até um guia com dicas — coisa que devia vir junto com todo chip novo, se você me pergunta.
No final das contas, como diz o ditado (que acabei de inventar): "Melhor clicar no X do que no "aceito" e se arrepender depois". Santo Antônio de Pádua tá mostrando que, no mundo digital, prevenção ainda é o melhor remédio.