Ataque de cães mata homem de 39 anos em São José dos Campos
Homem morre após ataque de cães em São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, foi palco de uma tragédia na noite da última quarta-feira (3). Júlio César de Souza Oliveira, de 39 anos, faleceu após ser atacado por cães em uma propriedade na Zona Leste do município.

Detalhes do ataque fatal

O incidente ocorreu por volta da meia-noite, em uma chácara localizada na Estrada do Serrote, no bairro Campos de São José. Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima teria ido até o local a convite de uma mulher. Ao chegar ao quintal da residência, foi surpreendida e atacada pelos animais.

Os cães atingiram principalmente as pernas e o rosto de Júlio César. O serviço de resgate foi acionado, mas o homem não resistiu aos múltiplos ferimentos e morreu no local. Devido à gravidade das lesões, o velório, realizado na noite desta quinta-feira (4) na Urbam, aconteceu com o caixão fechado.

Quem era a vítima e a investigação em andamento

Júlio César era o caçula de quatro irmãos e trabalhava como ambulante junto com uma de suas irmãs. Ele residia com a mãe e a família de uma irmã no Jardim Helena, a menos de um quilômetro do local do ataque. A família, que disse estar em estado de choque, informou que o sepultamento está marcado para esta sexta-feira (5) no cemitério de Eugênio de Melo.

A Polícia Civil investiga o caso como morte suspeita. Uma perícia deve ser realizada no local na manhã desta sexta-feira. A reportagem tentou, sem sucesso, localizar a defesa da tutora dos animais envolvidos no ataque.

Posicionamento do poder público

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos esclareceu a atuação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A administração municipal afirmou que o órgão atua no recolhimento de animais que oferecem riscos à saúde pública e não possuem tutor. No entanto, em relação a este caso específico, a prefeitura destacou que "os animais envolvidos no ocorrido possuem tutela e não estavam soltos na rua, mas sim dentro de casa".

O comunicado ainda ressalta que todas as ações dentro da competência do CCZ foram realizadas e que a investigação do caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.