
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação próxima a residências em Januária, no norte de Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira (19). O fogo, que se alastrou rapidamente devido às condições climáticas secas, colocou em risco moradores da região e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.
Como o incêndio começou?
Testemunhas relataram que as chamas surgiram por volta das 15h em um terreno baldio com mato alto. O vento forte contribuiu para a rápida propagação do fogo, que chegou a menos de 50 metros de algumas casas. Até o momento, as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Ação dos bombeiros
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para conter as chamas. Os profissionais utilizaram equipamentos específicos para evitar que o fogo atingisse as residências próximas. "Estamos trabalhando para controlar totalmente o incêndio e proteger a comunidade", declarou um dos soldados no local.
Riscos e prevenção
Incêndios como este são comuns no período de seca em Minas Gerais. Especialistas alertam para os principais perigos:
- Propagação rápida do fogo em dias ventosos
- Risco à saúde por inalação de fumaça
- Possibilidade de perda de propriedades
Para prevenir situações como esta, recomenda-se:
- Manter terrenos limpos e sem vegetação seca
- Não realizar queimadas sem autorização
- Ter um plano de emergência familiar
Até o fechamento desta matéria, o incêndio ainda não havia sido totalmente controlado, mas os bombeiros garantiam que a situação estava sob relativo controle. Nenhuma vítima ou desabrigado foi registrado.