
Parece que o céu resolveu desabar de vez sobre o Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não brincou em serviço e emitiu um alerta de perigo para uma porção de municípios do estado. E não é qualquer avisozinho, não. Estamos falando de uma tempestade daquelas que faz a casa tremer e o cachorro se esconder debaixo da cama.
O aviso, que é de grande perigo e vale até às 10h desta terça-feira (20), não é para ignorar. A previsão é assustadora: ventania capaz de derrubar árvores e destelhar casas, com rajadas podendo bater na casa dos 100 km/h. Imagina só? É vento para carregar até o humor de segunda-feira.
E como se não bastasse o vendaval, o céu deve despejar uma quantidade absurda de água – entre 30 e 60 mm/h –, com picos que podem chegar a 100 mm em um dia. Traduzindo: alagamentos e quedas de pontes são um risco muito, muito real. Ah, e para completar o pacote de desgraça, a chance de cair granizo não é pequena. Daquele granizo chato, do tamanho de bolinha de gude, que estraga o carro e destrói a plantação.
O Que Fazer Quando o Mundo Lá Fora Vira um Caos?
O INMET, que não é de palhaçada, soltou uma lista de recomendações que beira o óbvio, mas que a gente sempre acha que não vai precisar. Errado. Na hora do aperto, é isso que salva:
- Se você não tem absolutamente nenhuma necessidade de sair de casa… não saia. Sério. Fique onde você está.
- Desligue tudo que não for essencial. Aparelhos eletrônicos não combinam com raios.
- Evite se abrigar debaixo de árvores. Parece clichê de filme, mas é a maior causa de morte nesses eventos.
- Fuja de estruturas frágeis, como alambrados e postes de luz. Eles viram projéteis.
- E, pelo amor de Deus, não estacione o carro perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Você não vai querer ver seu carro novo amassado, vai?
Agora, a pergunta que não quer calar: a sua cidade está no olho do furacão? A lista é enorme, mas algumas regiões vão pegar o pior disso tudo. O alerta vermelho cobre cidades das Regiões Metropolitana de Curitiba, de Londrina, de Maringá, de Cascavel e de Ponta Grossa, além do Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste, Oeste e Norte Pioneiro. Ufa!
É praticamente o estado inteiro. Lugares como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais e Guarapuava estão no mapa da fúria da natureza. Melhor dar uma olhada na lista completa no site do INMET, porque são mais de 160 municípios na mira.
Enfim, o recado está dado. O tempo fechou para brincadeira. O Paraná vai virar um palco de vento, água e gelo pelos próximos dias. Melhor se preparar, ficar de olho nos alertas e torcer para que passe rápido. Porque, convenhamos, ninguém merece lidar com essa bagunça climática.