Inmet emite alertas de chuvas intensas e ventos fortes para 146 municípios do Piauí
Alerta de chuvas intensas no Piauí atinge 146 municípios

Piauí em alerta: Inmet prevê chuvas intensas e ventos fortes em 146 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas meteorológicos de grande severidade para o estado do Piauí, abrangendo um total de 146 municípios entre esta segunda-feira, 26 de fevereiro, e a terça-feira, 27 de fevereiro. Os avisos indicam riscos significativos de alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas atmosféricas e possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do território piauiense.

Alerta de perigo: volumes elevados e ventania intensa

O alerta mais grave, classificado na categoria de perigo, teve início às 0h desta segunda-feira e permanece válido até as 23h59 de terça-feira. Segundo as projeções do Inmet, há previsão de chuva com intensidade entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo acumular até 100 milímetros ao longo de um dia inteiro. Além disso, ventos fortes com velocidades que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora são esperados, aumentando consideravelmente os riscos associados.

As áreas mais afetadas por este alerta de maior severidade concentram-se nas regiões Centro-Norte, Norte e Sudeste do Piauí. Entre os municípios incluídos nesta lista de perigo destacam-se Teresina, a capital do estado, Parnaíba, Piripiri e Campo Maior, além de dezenas de outras localidades.

Orientações de segurança para a população

Diante da previsão de volume expressivo de chuva e da força dos ventos, o Inmet reforça os riscos de alagamentos urbanos e rurais, queda de árvores e postes, cortes no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de raios. Para minimizar os perigos, o instituto orienta a população a adotar medidas preventivas:

  • Não se abrigar debaixo de árvores durante ventos fortes, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
  • Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, que podem tombar;
  • Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos por surtos;
  • Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Segundo alerta: perigo potencial em outras regiões

Além do aviso de perigo, o Inmet também emitiu um segundo alerta, classificado como perigo potencial, com validade das 9h24 às 23h59 desta segunda-feira. Neste caso, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros diários, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h.

Este alerta de menor intensidade atinge áreas do Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado, incluindo cidades como Picos, Floriano, Oeiras e Valença do Piauí. Mesmo com severidade reduzida, o Inmet recomenda que a população evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e mantenha os cuidados básicos em caso de rajadas de vento.

Lista completa de municípios em alerta

Os alertas abrangem um extenso conjunto de municípios piauienses. No alerta de perigo, estão incluídas localidades como Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Aroazes, Assunção do Piauí, Barra D'Alcântara, Barras, Barro Duro, Batalha, Beneditinos, Boa Hora, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Domingos Mourão, Elesbão Veloso, Esperantina, Francinópolis, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha do Piauí, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Olho D'Água do Piauí, Palmeirais, Parnaíba, Passagem Franca do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Pedro II, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Porto, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Fronteira, São João da Serra, São João do Arraial, São José do Divino, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Teresina, União, Valença do Piauí e Várzea Grande.

Já no alerta de perigo potencial, constam municípios como Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Aroeiras do Itaim, Arraial, Barra D'Alcântara, Belém do Piauí, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guadalupe, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Lagoa do Sítio, Marcos Parente, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Padre Marcos, Paquetá, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, Sussuapara, Tanque do Piauí, Valença do Piauí, Várzea Grande e Vila Nova do Piauí.

A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança durante este período de instabilidade climática.