Redemoinho de Cinzas Assusta Bombeiros em Incêndio de Grandes Proporções em Nerópolis-GO
Redemoinho de cinzas assusta bombeiros em GO

Era pra ser mais um dia normal no quartel do Corpo de Bombeiros de Goiás, mas o que aconteceu nesta segunda-feira (26) em Nerópolis foi tudo, menos normal. O céu escureceu de repente, não por nuvens de chuva, mas por uma cortina espessa de fumaça – e no meio do caos, algo surgiu que até os mais experientes ficaram de queixo caído.

Um redemoinho monstruoso de cinzas e fuligem, formando uma coluna sinistra que girava com uma fúria inacreditável. Dá até arrepio de lembrar. Os próprios militares, acostumados com situações limite, confessaram que foi assustador.

O estrago estava feito: um incêndio de proporções gigantescas, consumindo uma área enorme de vegetação na região. As chamas se alastraram rápido, aproveitando o tempo seco – aquele típico tempo goiano que parece sugar toda a umidade do ar.

Como um pesadelo que ganha vida

O fenômeno, tecnicamente chamado de ‘redemoinho de fogo’ ou ‘tornado de fogo’, é raro, mas quando aparece, é de cortar a respiração. E não é bonitinho não. É perigoso, imprevisível e capaz de mudar a direção do fogo numa velocidade que assusta. Os bombeiros tiveram que recuar, repensar a estratégia… foi um verdadeiro quebra-cabeça em chamas.

E pensar que tudo começou por volta das 16h, num terreno de mata. O combate se estendeu pela noite, uma verdadeira batalha contra o fogo. Felizmente – e isso é um alívio enorme – não houve registro de feridos. As chamas ficaram restritas à área vegetal, longe de residências. Um verdadeiro milagre, considerando a fúria que era.

Já parou pra pensar na força da natureza? A gente acha que controla tudo, mas aí uma coisa dessas acontece e nos coloca no nosso lugar. Os bombeiros são heróis, sem dúvida, enfrentando esse pesadelo de frente.