
Um incêndio de grandes proporções se alastrou por uma área de vegetação em Palmas, capital do Tocantins, na tarde deste domingo (6). O fogo, que começou em um terreno baldio, avançou rapidamente devido ao tempo seco e aos ventos fortes, atingindo um pátio onde eram armazenadas sucatas de ônibus.
De acordo com testemunhas, as chamas consumiram pelo menos cinco veículos desativados, que estavam no local para desmonte. “O fogo se espalhou muito rápido. Em questão de minutos, já estava próximo dos ônibus”, relatou um morador da região.
Combate ao incêndio
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou três viaturas para conter as chamas. Os militares trabalharam por mais de duas horas para evitar que o fogo se aproximasse de residências próximas. “A prioridade foi isolar a área e proteger as casas”, explicou um tenente da corporação.
Causas ainda desconhecidas
As causas do incêndio ainda não foram determinadas, mas as autoridades suspeitam que possa ter sido provocado por ação humana, como uma queimada irregular ou até mesmo um descarte inadequado de bitucas de cigarro. A Defesa Civil local alerta para os riscos de incêndios neste período de estiagem.
Impacto ambiental
Além dos prejuízos materiais, o incêndio causou danos ao meio ambiente, destruindo uma extensa área de vegetação nativa. Biólogos temem que o fogo tenha afetado a fauna local, principalmente pequenos animais que habitam a região.