Avalanches em regiões olímpicas italianas deixam três mortos fora de pista
Neste sábado (7), três pessoas perderam a vida em avalanches enquanto praticavam esqui fora das pistas demarcadas nas montanhas de Trentino Alto Adige e Lombardia, duas regiões italianas que abrigam algumas das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. O serviço de resgate alpino confirmou os óbitos, destacando a gravidade dos incidentes em áreas próximas às competições esportivas.
Incidentes nas Dolomitas e Valtellina
Duas avalanches atingiram a área de Marmolada, nas Dolomitas, não muito distante de Cortina d'Ampezzo, local onde estão sendo realizadas as competições femininas de esqui alpino. O resgate alpino recuperou o corpo de um homem que havia saído da pista com outros três esquiadores em Punta Rocca, um pico de 3.300 metros no maciço Marmolada, a montanha mais alta das Dolomitas.
Segundo os socorristas, o homem morreu soterrado pela neve após causar a avalanche, mesmo com seus três companheiros iniciando imediatamente uma operação de busca com a ajuda de outros esquiadores, até a chegada das equipes profissionais.
Em outro incidente, dois esquiadores fora de pista faleceram em Albosaggia, uma vila no vale inferior de Valtellina, a aproximadamente 65 quilômetros a leste de Bormio, onde todas as competições masculinas de esqui alpino estão ocorrendo.
Risco elevado e contexto preocupante
O serviço de resgate alpino informou que ainda não havia confirmação de uma possível quarta vítima em Trentino Alto Adige, onde a mídia local noticiou que um homem ferido em uma avalanche anterior morreu no hospital. A forte nevasca nos Alpes nos últimos dias tem causado várias avalanches, incluindo uma no início desta semana na região de Trentino Alto Adige que matou dois esquiadores finlandeses.
A Aineva, associação italiana de riscos de neve e avalanches, que integra os Serviços Europeus de Alerta de Avalanches, sinalizou um risco acentuado de avalanches para domingo. Em seu site, a entidade alertou que a neve fresca e os ventos moderados criaram placas de neve acumulada pelo vento, que poderiam ser deslocadas pela passagem de apenas um entusiasta de esportes de inverno, aumentando a periculosidade nas montanhas.
Esses eventos destacam os perigos associados às atividades esportivas em áreas montanhosas, especialmente durante condições climáticas adversas, e reforçam a importância de seguir as orientações de segurança e evitar áreas de risco fora das pistas oficiais.